Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    A 11 dias da estreia, Botafogo se reapresenta com foco total na Libertadores

    Glorioso estreia na segunda fase preliminar da Copa Libertadores no dia 21 de fevereiro

    Tiago Nunes gostou da postura do Botafogo diante do Flamengo
    Tiago Nunes gostou da postura do Botafogo diante do Flamengo Vitor Silva / BRF

    Matheus Dantasda Itatiaia

    Após dois dias de folga, o elenco do Botafogo se reapresenta neste sábado (10), no CT Lonier, com a estreia na Libertadores no horizonte. Daqui a 11 dias, em 21 de fevereiro, o Alvinegro volta a atuar pela competição continental, na segunda fase preliminar, após sete anos.

    São 34 dias desde o início da pré-temporada alvinegra, em 7 de janeiro, até este sábado. Neste período, Tiago Nunes iniciou o Campeonato Carioca com um rodízio entre dois times, realizando testes e variações táticas e dando oportunidades a 29 jogadores até o momento. Foram várias mudanças em relação ao time de 2023.

    Damián Suárez, por exemplo, faz seu primeiro treino com o grupo principal do Glorioso. O uruguaio é o oitavo reforço para a temporada e chega para resolver o problema da lateral – assim como Mateo Ponte, que se juntou ao elenco na última semana, após a disputa do Pré-Olímpico. Tiago Nunes falou sobre a situação aqui.

    Enquanto não tinha um nome para a lateral, Tiago Nunes testou uma formação com três defensores, com Danilo Barbosa “descendo” para formar a linha com Halter e Barboza. Nas últimas partidas, a equipe voltou a atuar com uma linha de quatro defensores. A tendência é que esta segunda opção seja utilizada na Libertadores.

    O zagueiro Pablo, por já ter atuado no Estadual pelo Flamengo, só poderá atuar mesmo na Libertadores. No setor, Lucas Halter e Alexander Barboza têm adaptações rápidas e dão bons sinais como dupla titular. No setor ofensivo, Luiz Henrique e Savarino ainda somam poucos minutos, mas estão cercados por boas expectativas.

    Problemas físicos atingem o elenco

    Por outro lado, problemas físicos atingiram o elenco físico neste início de temporada. Dois dos reforços contratados para 2024, John e Jeffinho estão em recuperação de problemas musculares – assim como Marçal – e não devem ser desfalques nos dois confrontos da segunda fase preliminar da Copa Libertadores. Saiba mais aqui.

    A agenda até a estreia na Copa

    Antes de entrar em campo pela Libertadores, o Botafogo tem mais dois compromissos pelo Estadual: enfrenta o Volta Redonda, nesta quarta (14), e encara o Vasco, no dia 18. Com a situação difícil na Taça Guanabara – o time está fora da zona de classificação para as semifinais -, Tiago Nunes deve manter a estratégia e utilizar os titulares em, ao menos, um destes jogos.

    O adversário do Botafogo será conhecido nesta quarta (14). No jogo de ida, o Aurora fez valer o fator casa e venceu o Melgar por 1 a 0, que agora joga no Peru. O técnico Tiago Nunes, que estava no futebol peruano antes de assumir o Botafogo, projetou o confronto.

    “Conheço muito bem o Melgar, joguei contra eles com Sporting Cristal. É uma base muito forte que eliminou o Internacional em uma Sul-Americana anos atrás. Perdeu hoje para o Aurora, o que me surpreendeu. Normalmente, o brasileiro sente muito mais esse fator da altitude. Porque tem o fator fisiológico, isso a gente não consegue mudar, e tem o fator mental. Normalmente o brasileiro chega lá perdendo de 1 a 0 porque coloca como muleta para tudo”, avaliou Nunes.

    “O que a gente sabe é que muda muito a velocidade da bola. Minha passagem no Peru me dá bagagem para saber que esse jogo vai ser muito difícil de jogar e a tem que ser tratado de forma especial. Temos que estar muito bem preparados”, completou.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original