Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Bahia x Sport: saiba quem leva a melhor em retrospecto histórico e recente

    Rivais se enfrentam neste domingo (4), na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste

    Nuno Krauseda Itatiaia

    Um dos maiores clássicos regionais do Brasil se aproxima. Bahia e Sport se enfrentam neste domingo (4), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela rodada de abertura da Copa do Nordeste. O duelo, recheado de história, marca uma rivalidade que remonta ao século passado.

    Representantes de dois estados que concorrem entre si em diversos sentidos – até no Carnaval -, Esquadrão e Leão já protagonizaram embates históricos no campo de futebol.

    A primeira partida entre as equipes ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1932, no Campo da Avenida Malaquias, em Recife (PE). O então recém-fundado Esporte Clube Bahia venceu o Rubro-Negro pernambucano pelo placar de 2 a 1.

    O retrospecto geral do confronto favorece o Esquadrão de Aço. Em 99 jogos – 58 deles oficiais -, são 40 triunfos baianos, 29 empates e 30 vitórias pernambucanas. Nas duas finais de Copa do Nordeste que disputaram (2001 e 2017), só deu Bahia.

    Por outro lado, o histórico recente do clássico é amplamente favorável ao Sport. Nos últimos cinco anos (de 2018 a 2023), as equipes se enfrentaram em 11 oportunidades. O Rubro-Negro venceu oito, contra três do Tricolor. Curiosamente, não houve nenhum empate no período.

    Sentimento de revanche?

    A partida mais recente, inclusive, ainda causa arrepios no torcedor do Bahia. Pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste do ano passado, o Leão da Ilha atropelou o rival pelo placar de 6 a 0, em Recife.

    À época, Luciano Juba era jogador do Sport, e marcou dois gols na partida. A transferência dele para o Bahia, que ocorreu em setembro de 2023, aflorou ainda mais a rivalidade entre os clubes.

    Por isso, há um certo clima de revanche pelo lado baiano. Em seu segundo ano com o Grupo City no comando da Sociedade Anônima do Futebol, o Esquadrão fez investimentos pesados na atual janela de transferências. Trouxe nomes consagrados no futebol brasileiro, como Everton Ribeiro e Victor Cuesta, e atletas que já demonstraram excelente potencial, como Caio Alexandre e Jean Lucas.

    Desde que estreou na temporada de 2024, o time principal do Bahia está invicto. São três vitórias em três jogos, contra Jacobina (5 a 0), Bahia de Feira (2 a 0) e Barcelona-BA (2 a 0).

    É jogo duríssimo (contra o Sport). Se você não entrar no teu melhor, na máxima concentração, e na melhor condição física dos seus jogadores, você não consegue (vencer)

    Rogério Ceni, técnico do Bahia, em entrevista coletiva na última quarta-feira (31)

    Do lado pernambucano, o momento é de reconstrução. Após uma temporada encerrada com a frustração da não conquista do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro fez mudanças estruturais, tanto nos bastidores como na comissão técnica.

    Tenho consciência da exigência de uma nova competição. Eu centro minha atenção na capacidade do nosso coletivo. Acredito que deve fortalecer-se frente a um adversário como o Bahia.

    Mariano Soso, técnico do Sport, em coletiva nesta quinta (1º)

    O argentino Mariano Soso é a grande aposta do clube para a temporada. Com uma filosofia de jogo propositiva, o treinador busca dar ao Sport uma nova cara. O começo do ano teve certa inconsistência, mas nos dois últimos jogos o time se apresentou muito bem – venceu o Afogados por 2 a 0 e o Flamengo-PE por 3 a 0.

    Independentemente de qual seja o resultado no domingo, uma coisa é certa: esse é o primeiro grande teste para as duas equipes em 2024.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos