Inter vence na despedida de D’Alessandro e Flamengo supera São Paulo em casa
Segunda rodada do Brasileirão termina apenas com Corinthians e Atlético-MG tendo início perfeito
A segunda rodada do Campeonato Brasileiro foi concluída neste domingo com a despedida vitoriosa de um craque e a recuperação de equipes que haviam tropeçado na estreia.
Foi assim com o Flamengo, que brilhou ao fazer 3 a 1 no São Paulo, no Maracanã, e com o Internacional, que superou o Fortaleza por 2 a 1, de virada, dando um adeus festivo a D’Alessandro, que encerrou a sua carreira com vitória e gol marcado no Beira-Rio a dois dias de completar 42 anos.
O Botafogo também ganhou a primeira neste domingo, com dois gols de Erison, ao superar o Ceará por 3 a 1, no Castelão. E Santos – 2 a 1 no Coritiba – e Red Bull Bragantino – 4 a 0 no Atlético-GO –, também conquistaram o primeiro triunfo no Brasileirão.
Assim, o equilibrado início de competição tem apenas dois times com 100% de aproveitamento: o Corinthians, que no sábado fez 3 a 0 no Avaí, e lidera em função do saldo de gols superior – 5 a 3 – ao do Atlético-MG, que também ganhou os dois jogos que disputou, tendo derrotado o Athletico-PR por 1 a 0 neste domingo. O time paranaense, aliás, é uma das duas equipes sem pontos no Brasileirão – o outro é o Fortaleza.
Flamengo vence São Paulo com grande atuação
No Maracanã, o Flamengo ganhou pela primeira vez no torneio. Com uma bela atuação, derrotou o São Paulo por 3 a 1. Com isso, agora está com 4 pontos, na quarta posição.
O tricolor paulista, por sua vez, está com 3, na sétima colocação. Foi, também, o terceiro triunfo seguido da equipe rubro-negra sobre o São Paulo, em quem aplicou goleadas de 4 a 0 e 5 a 1 no Nacional de 2021.
Dessa vez, o placar não foi tão dilatado, mas o domínio acabou sendo parecido. O time até demorou a abrir o placar, o que aconteceu aos 25 minutos, com Gabriel. Artilheiro do Brasileirão, Calleri marcou pela quarta vez no torneio, aos 41, e igualou o placar, na única finalização do São Paulo que acertou a meta adversária em toda a partida.
O Flamengo, porém, conseguiu assegurar a vitória na etapa final, com gols de dois estrangeiros: o chileno Isla, que iniciou o duelo entre os reservas, marcou aos 24, e o uruguaio Arrascaeta, que fechou o placar em 3 a 1 aos 27 minutos.
Inter ganha na despedida de D’Alessandro
Na despedida dos gramados do ídolo D’Alessandro, o Inter respirou em meio a um cenário de crise. No Beira-Rio, o time gaúcho encerrou uma série de três tropeços na temporada ao derrotar o Fortaleza por 2 a 1.
O time gaúcho agora está com 3 pontos, em 13º lugar. Já o Fortaleza, vindo de quatro derrotas consecutivas, é o penúltimo colocado no Brasileirão, ainda sem pontuar.
Os gols da partida saíram no fim dos dois tempos. No primeiro, aos 51 minutos, Yago Pikachu converteu pênalti e colocou o Fortaleza em vantagem. Mas, aos 52, D’Alessandro marcou pela última vez na sua carreira, fechando a sua gloriosa passagem com a camisa colorada com 97 gols em 529 jogos.
Na etapa final, Pikachu perdeu pênalti logo no começo. E, aos 45 minutos, Alemão deu a vitória para o Inter.
Sob os olhares de Bolsonaro, Santos vence na Vila
Na lotada Vila Belmiro, com ingressos esgotados na véspera e a presença do presidente Jair Bolsonaro em um dos camarotes, o Santos obteve a sua primeira vitória neste Brasileirão ao superar o Coritiba por 2 a 1. Assim, chegou aos 4 pontos, na 5ª colocação. Já o clube paranaense parou nos 3, em oitavo.
Os times fizeram um primeiro tempo eletrizante, com 21 finalizações e 3 gols. O primeiro gol foi marcado por Léo Baptistão, uma das novidades da escalação santista, aos 12 minutos. Léo Gamalho, de pênalti, igualou o placar aos 27. Mas aos 33, ao tentar cortar cruzamento de Lucas Pires, Henrique fez contra.
Erison dá vitória ao Botafogo na estreia de Luís Castro
Derrotado pelo Corinthians em sua estreia no Brasileirão, o Botafogo reagiu na estreia do técnico Luís Castro. No Castelão, superou o Ceará por 3 a 1, somando os três primeiros pontos no torneio e ascendendo ao décimo lugar, duas posições à frente do adversário deste domingo, também com três, mas atrás pelos critérios de desempate.
O Botafogo abriu o placar com Victor Sá, aos 17 minutos do primeiro tempo. Só que Lima igualou o placar aos 42. Na etapa final, o time carioca se impôs e definiu o triunfo com dois gols de Erison. Ele fez aos 14, de cabeça, e aos 34, em cobrança de pênalti. No fim, o Ceará ficou com dez jogadores em campo em função da expulsão de Lima.
Avassalador, Bragantino goleia em casa
Quem também ganhou a primeira no Brasileirão neste domingo foi o Red Bull Bragantino. E de modo avassalador, com 3 gols marcados em 30 minutos. Em casa, o time do interior paulista fez 4 a 0 no Atlético Goianiense, que perdeu uma invencibilidade de 13 jogos.
O Bragantino, assim, é o 3º colocado, com 4 pontos. E o time goiano, com apenas um, está em 18º.
Com gols de Ytalo, aos 19, Natan, aos 26, e Sorriso, aos 30 minutos, o Bragantino abriu 3 a 0 no primeiro tempo. E fechou a vitória aos 14 minutos da etapa final, com o gol de Léo Ortiz.
Resultados do sábado
A 2ª rodada do Brasileirão teve quatro jogos no sábado. Em casa, o Corinthians fez 3 a 0 no Avaí, enquanto o América-MG goleou o Juventude por 4 a 1. Goiás e Palmeiras ficaram no 1 a 1, com o Fluminense superando o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal.
Agenda
O Brasileirão volta a ter compromissos na quarta-feira, quando o Flamengo receberá o Palmeiras, no Maracanã, em duelo antecipado da quarta rodada. Já a terceira jornada começará no sábado, com cinco jogos: Athletico-PR x Flamengo, Bragantino x São Paulo, Palmeiras x Corinthians, Fluminense x Internacional e Atlético-MG x Coritiba.
Outros três compromissos foram agendados para o domingo: Santos x América-MG, Juventude x Cuiabá e Atlético-GO x Botafogo. Avaí e Goiás vão duelar no dia 25 (segunda-feira), com a rodada só sendo concluída somente em 1º de junho, quando Fortaleza e Ceará se enfrentarão em clássico.