Futebol: Veja as movimentações dos principais times brasileiros para 2023
Campeonatos estaduais abrem a temporada, que começa menos de um mês após o fim da Copa do Mundo do Catar
Pouco menos de um mês depois do fim da Copa do Mundo, a bola volta a rolar no futebol brasileiro para a temporada 2023.
Os principais campeonatos estaduais do Brasil, que abrem a temporada, terão início neste mês. Pelo Carioca, a bola já rolou nesta semana, com a vitória do Flamengo sobre o Audax Rio por 1 a 0 na quinta-feira (12).
O Campeonato Paulista começa neste fim de semana, enquanto o Gaúcho e o Mineiro terão os pontapés iniciais no dia 21.
A CNN preparou um resumo com as movimentações das principais equipes do Brasil para este ano. Confira.
Veja as novidades do seu time:
Corinthians
A primeira mudança do Corinthians para 2023 foi no comando técnico, com a saída de Vítor Pereira e a oficialização de Fernando Lázaro, que comandou a equipe como interino em sete partidas entre 2021 e 2022.
Dentro de campo, a principal contratação da equipe foi a manutenção de Yuri Alberto, que já jogava pelo time, mas por empréstimo, e agora foi comprado pelo clube, com contrato válido até 2027.
O ponta paraguaio Ángel Romero, que passou pela equipe entre 2014 e 2018, e o lateral-esquerdo Matheus Bidu, que foi campeão da Série B com o Cruzeiro em 2022, chegaram chegaram como reforços.
Além de Vítor Pereira, que teve saída conturbada da equipe, Robson Bambu, Bruno Melo, Mateus Vital e Ramiro também se despediram do clube após o fim da última temporada.
O Corinthians estreia na temporada no domingo (15), às 16h, contra o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Palmeiras
Com um mercado ameno, o Palmeiras não anunciou nenhuma contratação para este ano até agora. O clube e apostou na manutenção de boa parte do elenco que foi campeão brasileiro em 2022. Nomes da base como Endrick e Giovani foral alçados definitivamente ao elenco principal.
Depois de uma longa novela, o Verdão anunciou a renovação do contrato do atacante Dudu, que agora terá validade até 2025.
O lateral-esquerdo Jorge, o meia Gustavo Scarpa e o atacante Wesley não retornam para a temporada 2023.
O Palmeiras joga no sábado (14), às 18h30 no Allianz Parque, contra o São Bento.
Santos
Sem ser campeão desde 2016, o Santos começou suas mudanças na parte administrativa, com a chegada de Paulo Roberto Falcão para o cargo de coordenador de futebol. Já no comando técnico, Odair Hellmann assume como treinador da equipe. Ele já passou por Internacional e Fluminense.
A equipe foi ao mercado visando melhorar o time para a temporada, com destaque para as contratações do atacante Mendoza e do zagueiro Messias, que vieram do Ceará. O goleiro Vladimir, que estava no Avaí, o lateral-esquerdo João Lucas, que era do do Cuiabá, e o volante Dodi, ex-Fluminense e que estava no Japão, também chegaram.
A lista de saídas é grande: Luan, Madson, Auro, Jhojan Júlio, Bryan Angulo e Carlos Sánchez se despediram do clube.
A estreia do Santos será neste sábado, às 20h30 contra o Mirassol, na Vila Belmiro. Será o primeiro jogo da equipe principal do Alvinegro Praiano após a morte de Pelé.
São Paulo
Entre os principais clubes brasileiros, o São Paulo foi o que mais reformulou seu elenco para a temporada.
Doze atletas saíram: Thiago Couto, Reinaldo, Léo, Luizão, Miranda, Patrick, Andrés Colorado, Igor Gomes, Éder, Marcos Guilherme, Nahuel Bustos e Nikão.
A equipe contratou seis jogadores para a temporada: o goleiro Rafael, que teve passagens por Atlético-MG e Cruzeiro; o zagueiro Alan Franco, que jogou na Major League Soccer; o volante Jhegson Méndez, que defendeu o Equador na Copa do Mundo; o meia Wellington Rato, ex-Atlético Goianiense; e os atacantes Pedrinho e Marcos Paulo.
A temporada do São Paulo começa neste domingo, às 18h30 contra o Ituano, no estádio do Morumbi.
Botafogo
Para 2023, o Botafogo apostou na contratação do meio-campista Marlon Freitas, de 27 anos, que passou as últimas três temporadas no Atlético Goianiense.
A estreia do Botafogo será neste domingo, contra o Audax Rio, às 16h, no Engenhão.
Flamengo
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo começou sua reformulação para 2023 pelo comando técnico. O rubro-negro trouxe o técnico Vítor Pereira, que veio do Corinthians assume o papel de treinador da equipe no lugar de Dorival Júnior.
Dentro de campo, o clube repatriou Gérson, que fez história no clube entre 2019 e 2021.
A equipe estreou na temporada na quinta-feira (12), com vitória de 1 a 0 sobre o Audax Rio, pelo Campeonato Carioca. A próxima partida do time será neste domingo, às 18h, no Maracanã, contra a Portuguesa-RJ.
Fluminense
O Fluminense fez contratações para todos os setores para a temporada.
O goleiro Vitor Eudes, que estava no Marítimo; o zagueiro Vitor Mendes, ex-Juventude; o lateral-esquerdo Jorge, que jogou no Palmeiras; o lateral-direiro Guga, do Atlético Mineiro; os meias Giovanni (Ajax) e Lima (Ceará); além do atacante Keno, do Atlético Mineiro.
Além das chegadas, a equipe renovou contrato com alguns dos principais nomes do time na última temporada: Fernando Diniz, Paulo Henrique Ganso, Gérman Cano, Manoel, André, David Braz, Samuel Xavier e Michel Araújo
O Fluminense encara o Resende neste sábado, às 16h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Vasco da Gama
Quem fará falta ao Vasco da Gama em 2023 será o volante Andrey, que foi um dos grandes destaques da última temporada, e vai jogar pelo Chelsea.
Apesar da saída de Andrey, a equipe contratou bastante para a disputa da Série A do Brasileirão.
Maurício Barbieri chegou ao comando técnico do clube. Junto dele chegaram Robson Bambu e Léo Pelé (zagueiros); Puma Rodríguez (lateral-direito), Lucas Piton (lateral-esquerdo), De Lucca (meio-campo), Pedro Raul (atacante) e Luca Orellano (atacante).
O Vasco enfrenta o Madureira às 18h deste sábado no estádio São Januário. Será a primeira partida da equipe principal vascaína depois da morte de Roberto Dinamite.
Atlético Mineiro
O Atlético Mineiro investiu em algumas contratações para tentar repetir o sucesso de 2021, algo que não se repetiu no ano passado.
Eduardo Coudet, que passou pelo Internacional, chega para comandar a equipe. Dentro de campo chegaram: Paulo Henrique (lateral-direito), Bruno Fuchs (zagueiro) Patrick, Edenilson, Igor Gomes e Hyoran (meias), além do atacante Paulinho.
Por outro lado, Guga, Nacho Fernández, Keno, Jair, Rafael, Nathan e o técnico Cuca se despediram do clube.
O Atlético joga estreia na temporada dia 21, um sábado, contra a Caldense, no Estádio Independência, às 16h30.
Cruzeiro
Campeão da Série B em 2022, o Cruzeiro se movimentou bastante no mercado em busca de fazer uma boa temporada em 2023, na elite do futebol nacional.
Entre as principais chegadas estão a de Mateus Vital, Ramiro e Matheus Davó, que pertenciam ao Corinthians, e o meio Nikão, que jogou no São Paulo em 2022.
A equipe também anunciou várias saídas. Entre as principais estão o lateral-esquerdo Matheus Bidu, o meia Chay e o atacante Luvannor.
O Cruzeiro joga no dia 21 contra a Patrocinense no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, às 19h.
Grêmio
Também vindo da Série B, o Grêmio se reforçou em peso para o retorno à principal divisão do país.
O principal nome, que briga para ser a principal contratação do Brasil em 2023, é o uruguaio Luis Suárez, que fez história no Liverpool e no Barcelona.
Bruno Uvini (zagueiro), Fábio (lateral-direito), Reinaldo (lateral-esquerdo), Felipe Carballo (volante), Pepê (volante), Franco Cristaldo (meia), Gustavinho (meia-atacante) e Everton Galdino (meia-atacante) também chegaram.
A estreia do Grêmio está marcada para o dia 21, às 16h30, contra o Caxias, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Internacional
O Internacional anunciou a chegada do lateral-direito Mário Fernandes, que estava há dez anos no futebol russo. O atleta disputou a Copa do Mundo de 2018 pela Rússia.
A principal saída do time que terminou o ano de 2022 foi atacante Taison.
O Inter enfrenta o Juventude no dia 21 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 19h.