Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Fase de grupos da Libertadores começa com Brasil buscando domínio recorde

    Sete times do país disputam o quinto título brasileiro seguido na principal competição do continente

    Rafael Serrada CNN

    Este ano, a fase de grupos da Libertadores conta com sete times brasileiros. E o futebol nacional tem dominado a principal competição do continente nos últimos anos.

    De 2010 pra cá, em 13 edições, foram nove títulos, de sete equipes diferentes.

    Campeões desde 2010

    • 2010: Internacional
    • 2011: Santos
    • 2012: Corinthians
    • 2013: Atlético-MG
    • 2014: San Lorenzo
    • 2015: River Plate
    • 2016: Atlético Nacional
    • 2017: Grêmio
    • 2018: River Plate
    • 2019: Flamengo
    • 2020: Palmeiras
    • 2021: Palmeiras
    • 2022: Flamengo

    Outra curiosidade é que neste ano o Brasil pode se tornar o primeiro país a somar cinco conquistas seguidas em Libertadores. As últimas três finais, inclusive, só tiveram times brasileiros.

    Últimas finais

    • 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos
    • 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo
    • 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR

    Um dos mais cotados ao título é novamente o Flamengo, atual campeão, e que já levantou a taça três vezes. No Grupo A, o Rubro-Negro terá pela frente o Racing, da Argentina; o Aucas, do Equador; e o Ñublense, do Chile.

    Além da busca pelo inédito tetracampeonato para um clube brasileiro, o Flamengo também tem como atrativo o fato de que a final será disputada no Maracanã.

    No Grupo B está o Internacional. O Colorado volta a enfrentar o Nacional-URU, que é o adversário estrangeiro que mais cruzou o caminho do Inter em Libertadores. Além dos uruguaios, os gaúchos encaram também o Metropolitanos, campeão venezuelano, e o Independiente de Medellín, da Colômbia.

    https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1640520691635159041

    Uma das chaves mais fortes da disputa tem dois brasileiros. O Athletico Paranaense, atual vice-campeão, é o cabeça de chave, e o Atlético Mineiro, é a outra grande força do grupo. O Galo ganhou “casca” após avançar sem maiores dificuldades em duas eliminatórias da chamada pré-Libertadores. Além disso, o Alvinegro vive a expectativa de jogar em sua nova casa, a Arena MRV, ainda nesta fase de grupos. Promessa de arquibancada cheia e motivação nas alturas. Completam a chave o Alianza Lima, do Peru, e o Libertad, do Paraguai.

    Outro favorito, o Palmeiras, está no Grupo C. E o Alviverde nunca gostou tanto de jogar a Libertadores, sua obsessão, como nos últimos anos. Após ter vencido o título em 2021 e 2022, o Verdão só caiu no ano passado na semifinal. Fruto do trabalho quase impecável do técnico Abel Ferreira.

    Em conversa com a CNN, o atual comentarista Zinho, que venceu a Libertadores com o Palmeiras em 99, como jogador, aponta o Alviverde como candidato mais forte ao título.

    Palmeiras primeiro. Depois, Flamengo e Atlético Mineiro. Também acho o trabalho do Diniz muito bom no Fluminense.

    Zinho, comentarista da Disney+ e ESPN

    Falando no Tricolor, o time de Fernando Diniz chega em boa fase e com o reforço do multicampeão Marcelo para tentar conquistar o título inédito. No Grupo D, o Flu tem pela frente a potência River Plate, que jogará pela primeira vez no Novo Monumental; além do sempre difícil The Strongest, na altitude de La Paz, e o Sporting Cristal, do Peru.

    No Grupo E, o Corinthians tem pela frente o Argentinos Juniors, o Liverpool-URU e o Independiente del Valle, do Equador, que vem sendo uma das maiores pedras no sapato dos times brasileiros nos últimos anos. Além de terem vencido o Flamengo, na Recopa, e o São Paulo, na final da Sul-Americana, a equipe de Sangolquí já eliminou o próprio Corinthians recentemente – na semi da Sula de 2019.

    Segundo o experiente lateral Fábio Santos, sobram motivos para o Alvinegro entrar na competição em alerta.

    Temos o exemplo da Libertadores do ano passado. Diziam que a equipe boliviana (Always Ready) era a mais fraca, e a gente acabou perdendo fora e empatando aqui. Isso fez com que a gente passasse em segundo. Então temos que ter atenção com todas as equipes do grupo e já tentar começar bem.

    Fábio Santos, à Corinthians TV

    Jogos dos brasileiros na 1ª rodada

    TERÇA
    Alianza Lima-PER x Athletico-PR – 19h
    Ind. Medellín-COL x Inter – 21h

    QUARTA
    Aucas-EQU x Flamengo – 19h
    Bolívar-BOL x Palmeiras – 21h30
    Sporting Cristal-PER x Fluminense – 21h30

    QUINTA
    Atlético-MG x Libertad-PAR – 19h
    Liverpool-URU x Corinthians – 19h

    Tópicos