Atlético-MG anuncia contratação do técnico Gabriel Milito
Treinador argentino deve fazer a estreia contra o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro
O Atlético-MG tem, agora oficialmente, o substituto do técnico Luiz Felipe Scolari. Pelas redes sociais, na tarde deste domingo (24), o clube anunciou a contratação de Gabriel Milito, de 43 anos. O acerto se deu com a presença de Victor Bagy, diretor-executivo do Alvinegro, em solo argentino. Ele viajou ao país vizinho na última quinta-feira (22) para bater o martelo com o comandante.
GABRIEL MILITO É O NOVO TREINADOR DO GALO! 💪🐔🇦🇷
Com 43 anos de idade, o novo comandante alvinegro é considerado um dos principais nomes da nova geração argentina. Após passagem de destaque pelo Argentinos Juniors, ele chega à Cidade do Galo em contrato até dezembro de 2025.… pic.twitter.com/AwOTvR76os
— Atlético (@Atletico) March 24, 2024
Milito deixou o Argentinos Juniors em agosto do ano passado, quando alegou necessitar de um período de descanso. Logo que soube do interesse do Galo, ele se mostrou disposto a ouvir a oferta e viu com muitos bons olhos a possibilidade de ser o “dono da prancheta” no campeão da Libertadores de 2013.
Recentemente, Gabriel recusou convites da Universidad Católica, do Chile, e do Belgrano, da Argentina. Isto, inclusive, já indicava que a preferência do treinador seria por um inédito trabalho em solo brasileiro.
O novo técnico atleticano assina contrato de dois anos e desembarcará no Brasil com dois auxiliares: Leandro Ávila e Diego Castagno Suárez. A expectativa é que ele já esteja à beira do gramado no clássico do próximo sábado (30), contra o Cruzeiro, no jogo de ida das finais do Mineiro. O duelo está marcado para 16h30, na Arena MRV.
🇦🇷 ¡Arriba, Galo!
O novo comandante já mandou um recado para a Massa e parabenizou o Clube pelos seus 116 anos. #MilitoÉGalo! ✍️ pic.twitter.com/xvzP2noqu8
— Atlético (@Atletico) March 24, 2024
Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito
2023
- Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
- Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
- Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
- Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos
2022
- Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
- Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
- Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)
2021
- Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
- Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
- Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)
Antes do Argentinos Juniors
Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes (ARG) em 2020 e 2019; o O’Higgins (CHI), em 2018; o Independiente (ARG), em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.
Carreira como jogador
Gabriel Milito também foi um jogador de renome. O então zagueiro iniciou a carreira em 1998, no Independiente (ARG), onde ficou até 2003. Em 2004, foi negociado ao Real Zaragoza (ESP) e, em 2007, atingiu o auge, ao ser contratado pelo Barcelona (ESP). Em 2011, ele retornou ao Independiente, onde encerrou a carreira em 2012.
O jogador também defendeu a Seleção Argentina de 2000 a 2011, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Marechal também é irmão do ex-jogador Diego Milito, ex-atacante de clubes como Inter de Milão (ITA) e Racing (ARG) e que também atuou pela seleção nacional.
Atlético-MG em 2024
Além do Campeonato Mineiro, em disputa, o Galo terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o clube foi o terceiro colocado do Brasileirão.