América-MG vence Atlético-MG e encerra tabu de 21 jogos e seis anos no confronto
Esse foi o quarto confronto entre os clubes na temporada; Galo voltará a jogar na próxima quarta-feira, às 20h30
O Atlético-MG ampliou, neste sábado, a sua fase ruim no Campeonato Brasileiro. No segundo confronto com o América-MG no Independência em menos de uma semana, perdeu por 2 a 1, em duelo válido pela quinta rodada do torneio nacional. Iago Maidana, Nacho Fernández e Cáceres marcaram os gols da partida deste sábado (7).
Com isso, o Atlético-MG, que poderia terminar o dia na liderança do Brasileirão, parou nos 8 pontos, agora em quarto lugar. E deve perder mais posições na sequência da rodada. Já o América-MG, que ganhou a segunda consecutiva no torneio, chegou aos 9, ultrapassando o adversário deste sábado e ascendendo à vice-liderança.
Esse foi o quarto confronto entre os clubes na temporada. Antes, o Atlético-MG havia se dado melhor nos dois jogos disputados no Independência – 2 a 0 no Estadual e 2 a 1 pela Libertadores, na última terça-feira (3) –, com empate no Mineirão, em 1 a 1, pelo torneio continental.
Com essa vitória, o América-MG encerrou um grande jejum diante do Atlético-MG. Afinal, foi o seu primeiro triunfo no confronto desde 1º de maio de 2016. Depois, haviam sido 21 jogos, com 15 vitórias do Galo e 6 empates.
Como foi o jogo
Para esse novo confronto, o técnico Antonio Mohamed não surpreendeu, só fazendo trocas no Atlético-MG por necessidade. Assim, sem os suspensos Nathan Silva e Arana e os lesionados Mariano e Vargas, mudou quase toda a defesa, com as entradas de Réver, Rubens e Guga, além de Ademir no ataque.
No América-MG, após a derrota da última terça-feira, o técnico Vagner Mancini deixou de lado o esquema com 3 zagueiros. Reforçou a marcação no meio-campo com Lucas Kal e, até pela ausência do contundido Paulinho Boia, mudou a dupla de ataque, usando Gustavinho e um centroavante, Henrique Almeida.
Quando a bola rolou, o América-MG demonstrou que não tinha apenas esquema tático e escalação diferentes. Bem mais ligado no jogo, quase abriu o placar no primeiro lance, quando Juninho perdeu chance clara, em momento de desatenção da defesa atleticana.
Essa desconcentração se repetiria logo depois, quando Allan perdeu a bola para Henrique Almeida e, na sequência, cometeu pênalti em Juninho. Aos 7 minutos, Iago Maidana bateu no cantinho esquerdo para fazer 1 a 0.
A vantagem, aliás, premiou uma interessante postura do América-MG, que adiantava a marcação e via o Atlético-MG se atrapalhar na saída de jogo. E até poderia ter lhe rendido mais gols, não fosse a atuação segura de Everson, que fez duas defesas difíceis, em cabeceio de Henrique Almeida, aos 17, e em chute de fora da área de Matheusinho, aos 33 minutos.
O ataque do Atlético-MG, por sua vez, vivia de lampejos, que surgiam quando o time conseguia superar a primeira linha de marcação do América-MG. Assim, mesmo desarticulado, deu trabalho a Jaílson em disparo de fora da área de Allan, aos 19, e em finalização de Nacho, após cruzamento de Guga, aos 26. Além disso, um gol de Ademir, impedido, foi anulado, aos 45. Mas acabou sendo pouco para empatar o duelo antes do intervalo.
Na retomada do confronto, as posturas dos times foram bem diferentes. O América-MG optou por se retrair diante do Atlético-MG, que até ensaiava uma pressão, mas não conseguia ameaçar a meta defendida por Jaílson, tanto que só criou a sua primeira oportunidade aos 18 minutos, em voleio de fora da área de Rubens, após cobrança de escanteio, que acertou a trave.
Assim, mais pela insistência do que por uma boa atuação, o Atlético-MG conseguiu o empate. Aos 25, Hulk recebeu cruzamento e tentou uma bicicleta. A bola bateu na trave e sobrou para Nacho, de cabeça, completar para as redes: 1 a 1, em gol confirmado após consulta ao VAR.
E Hulk quase fez o seu no lance seguinte, ao pedalar para cima de Éder. Mas bateu mal, de cavadinha, na saída de Jaílson. Não marcou e viu o América-MG, que demonstrou mais organização em todo o duelo, voltar a passar na frente. Aos 35 minutos, em bela jogada coletiva, Raúl Cáceres recebeu passe de Ramírez na esquerda e bateu colocado, fazendo 2 a 1.
No fim, o América-MG ainda perdeu Felipe Azevedo, expulso. Mas a pressão atleticana só resultou em uma oportunidade, com Fábio Gomes. E o América-MG foi mais perigoso em contra-ataques. Desperdiçou chances claras com Ramírez e Cáceres, que pararam em Everson. Assim, pôde comemorar uma justa vitória no Independência.
Agenda
O Atlético-MG voltará a jogar na próxima quarta-feira, às 20h30, quando vai visitar o Red Bull Bragantino, em duelo antecipado da sétima rodada do Brasileirão. Um dia antes, novamente no Independência, o América-MG receberá o CSA, no duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.