Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Grêmio tem a maior torcida do Sul do Brasil; Athletico e Coritiba empatam no PR

    Santa Catarina não teve nenhum clube alcançando pelo menos 1% na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Na oitava colocação do ranking nacional de torcidas, ao lado do Santos, com 3% da preferência nacional, o Grêmio tem a maior massa de torcedores da Região Sul do Brasil, aparecendo à frente do seu maior rival, o Internacional, que fecha o Top 10 com 2%, ao lado de Bahia e Sport.

    A força gremista faz com que o Sul seja a única região do país sem a liderança de Flamengo, que é o clube com mais torcedores no Nordeste, Norte e Centro-Oeste; ou Corinthians, que lidera no Sudeste. O Rubro-Negro e o Alvinegro são os dois primeiros colocados no ranking geral das torcidas brasileiras.

    Apesar de maioria na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, O Maior Raio-X do Torcedor mostra que os gremistas são superados pelos colorados quando o assunto é fanatismo das torcidas. Isso porque entre os aficionados do Inter, 29% se consideram fanáticos, contra 23% dos gremistas.

    No Paraná, a situação é de equilíbrio entre Athletico e Coritiba, pois ambos aparecem com 1% dos torcedores brasileiros.

    Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest
    Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest / Arte da CNN Brasil

    Era vitoriosa influencia

    Estado da Região Sul com o maior equilíbrio de forças, com Avaí, Figueirense, Chapecoense, Criciúma e Joinville; Santa Catarina não teve nenhum clube que conseguisse alcançar pelo menos 1% no ranking das maiores torcidas brasileiras.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Top 12 maiores torcidas do Brasil

    • Flamengo – 24%
    • Corinthians – 18%
    • Palmeiras – 9%
    • São Paulo – 8%
    • Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
    • Vasco – 4%
    • Grêmio e Santos – 3%
    • Bahia, Internacional e Sport – 2%

    Tópicos