Após eliminação precoce na Copa, Bierhoff renuncia a cargo de direção na Alemanha
"Deixo o caminho livre para novas direções", escreveu o ex-jogador, de 54 anos, em um comunicado
A eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar promete acarretar mudanças na Alemanha. A primeira delas foi a renúncia de Oliver Bierhoff, nesta terça-feira (6), do cargo de diretor da seleção tetracampeã mundial, após 18 anos. O jornal “Bild” aponta que Matthias Sammer poderá ser o substituto.
“Deixo o caminho livre para novas direções”, escreveu o ex-jogador, de 54 anos, em um comunicado. “Nos últimos quatro anos não consegui trazer a alegria de volta para os torcedores”, continuou o texto, no qual admitiu que algumas decisões tomadas de forma convicta não foram corretas.
Bierhoff, que como jogador atuou em 70 partidas pela seleção, tinha contrato com a Federação Alemã (DFB, sigla em alemão) até o fim de 2024, o que lhe permitiria trabalhar até a disputa da Eurocopa, competição a ser disputada na Alemanha.
A fraca campanha no Catar foi o terceiro resultado ruim no mandato de Bierhoff, que esteve à frente na Copa da Rússia, em 2018, quando o selecionado também caiu na fase de grupos e na disputa da Eurocopa, em 2021, quando os alemães foram eliminados precocemente da competição. Com Jürgen Klinsmann como técnico, Bierhoff assumiu o cargo em 2004.
Ainda no aeroporto de Doha, o presidente da DFB, Bernd Neuendorf, a convocação de uma reunião de cúpula com o técnico Hansi Flick e com Bierhoff, para analisar a eliminação na fase de grupos. “Vamos iniciar um processo ordenado para lidar com a situação”, disse o dirigente.
Após a eliminação em um grupo que tinha também Espanha, Japão e Costa Rica, Bierhoff havia revelado a intenção de continuar o trabalho, além de apoiar a permanência Flick que também tem contrato até 2024.
Flick, ex-técnico do Bayern de Munique, foi contratado em 2021 com o objetivo de retomar as conquistas do período de Joachim Löw. A renúncia de Bierhoff, segundo os meios de comunicação na Alemanha, poderá “salvar” ou aliviar a pressão sobre Flick.
Acompanhe as notícias sobre a Copa do Mundo na CNN e não perca nenhum lance!
Conheça todos os estádios da Copa do Catar
- 1 de 8
O estádio Al Bayt vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro; ele foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar. • Divulgação
- 2 de 8
O estádio Khalifa International é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial, e foi reformado para o torneio. • Divulgação
- 3 de 8
O estádio Education City fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades. • Divulgação
-
- 4 de 8
O estádio 974 é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após a Copa. • Divulgação
- 5 de 8
O estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes. • Divulgação
- 6 de 8
O estádio Al Janoub foi inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho. • Divulgação
-
- 7 de 8
O estádio Ahmad bin Ali servirá como sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club após a Copa. • Divulgação
- 8 de 8
O estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo; seu design foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. • Divulgação