Apenas 4 seleções na história foram campeãs da Copa após perder na primeira fase
Na Copa do Catar, nenhuma das 16 seleções que se classificaram para as oitavas de final conseguiram ter um aproveitamento de 100% na fase de grupos
Os números mostram que a maioria das seleções que foi campeã da Copa do Mundo não perdeu seus jogos na fase de grupos. Das 21 equipes que levantaram a taça, apenas quatro conseguiram o título mesmo depois terem sido superadas por algum adversário nas suas respectivas chaves no começo da competição: a Alemanha, em 1954 e em 1974; a Argentina, em 1978 e a Espanha, em 2010 – nas Copas de 1934 e de 1938, não houve fase de grupos e ambos os Mundiais começaram direto no sistema de mata-mata.
Na Copa do Catar, nenhuma das 16 seleções que se classificaram para as oitavas de final conseguiram ter um aproveitamento de 100% na primeira fase. E das cinco campeãs mundiais que restaram, apenas a Inglaterra permanece invicta na competição, com duas vitórias e um empate. Brasil, França, Argentina e Espanha já perderam uma vez no torneio.
A derrota da seleção brasileira aconteceu na sexta-feira. A equipe treinada por Tite, já classificada, foi superada por Camarões por 1 a 0, gol de Vincent Aboubakar no final do segundo tempo. É a primeira vez, em 24 anos, que o Brasil sofre uma derrota por um adversário do mesmo grupo. A última vez foi na Copa de 1998, na França, na partida contra a Noruega, cujo placar final foi 2 a 1 a favor dos europeus.
A última seleção que foi campeã somando uma derrota na primeira fase da Copa foi a Espanha, em 2010. Na estreia, a equipe espanhola perdeu para a Suíça por 1 a 0, se recuperou na sequência, venceu as duas partidas seguintes e conseguiu terminar na primeira colocação do grupo. Das oitavas em diante, venceu todos os jogos e foi campeã da Copa pela primeira vez depois de derrotar a Holanda na prorrogação.
Em 1978, a Argentina, de Mario Kempes, foi o país-sede do torneio e conquistou o seu primeiro título mundial diante da torcida. Na fase de grupos, venceu a Hungria e a França nas duas primeiras partidas, mas perdeu por 1 a 0 para a Itália no terceiro jogo. Classificada, a equipe albiceleste passou por um novo quadrangular antes de enfrentar a seleção da Holanda na final, e vencer os europeus por 3 a 1, no Estádio Monumental de Nuñez.
A Alemanha é outra seleção que, em duas situações, perdeu na primeira fase, mas conseguiu se reerguer e sagrar-se campeã da Copa. No Mundial disputado na Suíça, em 1954, os alemães foram goleados pela Hungria, por 8 a 3, no segundo jogo do torneio e reencontraram os mesmos adversários na decisão. Na final, depois de os húngaros abrirem 2 a 0 e esboçarem uma nova goleada, a Alemanha conseguiu virar a partida e conquistar a sua primeira taça.
O segundo título da hoje tetracampeã também teve um pequeno tropeço na primeira fase. Em 1974, sediando a Copa, a Alemanha Ocidental perdeu para a Alemanha Oriental, com quem dividia o Grupo no começo da competição. Apesar do revés, os alemães do ocidente avançaram para outro quadrangular – já tinham batido Austrália e Chile – e chegaram à decisão contra a Holanda de Johan Cruyff. Na final, a Alemanha venceu por 3 a 1.
Acompanhe as notícias sobre a Copa do Mundo na CNN e não perca nenhum lance!
Conheça todos os estádios da Copa do Catar
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2015537″ title_galeria=”Conheça os estádios da Copa do Mundo 2022 no Catar”/]