Fortaleza perde para Estudiantes-VEN e torcerá por argentinos na Sul-Americana
Leão do Pici deu fim ao 100% de aproveitamento na competição
O Fortaleza perdeu por 1 a 0 para o Estudiantes de Mérida, um dos piores times da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (6) à noite, no estádio Metropolitano, em Mérida, na Venezuela. Foi o fim do 100% de aproveitamento na competição.
O resultado não é desastroso para a classificação às oitavas de final, que pode chegar ainda nesta rodada se o Palestino-CHI não vencer, na quinta-feira (8), o San Lorenzo na Argentina. O jogo será às 21h (de Brasília).
Agora, se os chilenos ganharem, chegam aos dez pontos, contra 12 do Fortaleza, o confronto da última rodada, dia 27 de junho, no Chile, será decisivo pela primeira colocação.
O segundo lugar já está confirmado. Ou seja, se houver um desastre na última rodada, o Fortaleza terá o direito de jogar um playoff contra um dos terceiros colocados dos grupos da Copa Libertadores, que migram de torneio. O vencedor deste playoff vai para as oitavas de final da Sul-Americana.
Partida para esquecer
O Estudiantes tinha zero ponto, 13 gols sofridos e só dois marcados até fazer 1 a 0, gol de Zorrilla, aos 16 minutos do segundo tempo. E, por boa parte do jogo, o mandante foi superior a um Fortaleza que poupou boa parte de seus principais jogadores.
Thiago Galhardo, Pochettino, Hércules e Lucero começaram no banco de reservas e entraram no segundo tempo, quando o Estudiantes já ganhava. Caio Alexandre, Brítez e Tinga também estavam entre os suplentes, já Bruno Pacheco, poupado, nem fez a longa viagem até a Venezuela.
A noite prometia ser um desastre desde o início do jogo. Com menos de 30 segundos, Garamato tocou com o braço na bola dentro da área e foi marcado o pênalti. Silvio Romero cobrou com uma cavadinha, lenta, lenta, e o goleiro Velásquez defendeu. Ali o futebol do Fortaleza desabou.
O time parecia cansado (a viagem foi longa, saindo de Fortaleza, passando por Belém, chegando à capital Caracas e depois, de ônibus, até Mérida), o gramado era ruim e o Estudiantes de Mérida correu muito. Mas nada pode ser desculpa para uma atuação tão ruim contra um time tão fraco.
Estudiantes de Mérida 1 x 0 Fortaleza
Estudiantes-VEN: Velásquez; Martínez, Doldán, Marquez e Guaramato; Jorge Páez (Flores), Rodriguez (Ramirez), Gómez (Ayrton Páez) e Canelón (Peña); Paredes e Zorrilla (Castrillo). Técnico: Franklin Lucena.
Fortaleza: João Ricardo; Dudu, Titi, Benevenuto e Lucas Crispim; Lucas Sasha (Lucero), Zé Welison (Hércules), Zanocelo (Pochettino) e Yago Pikachu; Calebe (Amorim) e Silvio Romero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gol: Zorrilla (16min2ºT) para o Estudiantes de Mérida.
Cartões amarelos: Martínez, Doldán, Paredes, Canelón, Peña (Estudiantes), Dudu (Fortaleza).
Motivo: jogo da quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Data e horário: 6 de junho de 2023, às 19h (de Brasília).
Local: Metropolitano, em Mérida-VEN.
Árbitro: Jhon Hinestroza-COL.
Assistentes: Mary Blanco-COL e Richard Ortiz-COL.
Árbitro de vídeo: Jorge Guzmán-COL.