Fluminense busca empate na Libertadores em jogo com lance chocante e meia como goleiro
Fora de casa, Tricolor ficou no empate com o Argentinos Juniors na ida das oitavas de final
Em noite marcada por lances dramáticos, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Argentinos Juniors pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, nesta terça-feira (1). A partida foi realizada no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires.
Com isso, o confronto fica aberto para a volta, na próxima semana, no Maracanã. Quem vencer, segue para as quartas. Em caso de novo empate, disputa por pênaltis.
O Argentinos Juniors abriu o placar no primeiro tempo, com belo gol de Ávalos. Os donos da casa poderiam ter ampliado em duas oportunidades, mas o goleiro Fábio salvou o Fluminense.
No começo da etapa final, Marcelo acabou causando, acidentalmente, uma lesão gravíssima em Luciano Sánchez, do Argentinos Juniors. O lance foi chocante. O experiente lateral brasileiro, aos prantos, foi expulso.
Atenção: imagem forte
Menos de 20 minutos depois, Arias, goleiro do Argentinos Juniors, foi expulso por falta em Diogo Barbosa. Como o time argentino já tinha feito as cinco trocas, o meio-campista Heredia precisou ir para o gol.
Assim, o Fluminense chegou ao empate aos 42 do segundo tempo, em chute de fora da área de Samuel Xavier.
O que o Fluminense precisa para avançar
Com o empate, o Fluminense joga por uma simples vitória no Rio de Janeiro para avançar às quartas de final da competição. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis. Se o Argentinos Juniors vencer, também por qualquer resultado, avança.
Próximos jogos
Em busca do G4 da Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense volta a campo no sábado (5), no Maracanã, às 21h (de Brasília), contra o Palmeiras. O Tricolor soma 28 pontos na competição.
Choro de Marcelo
O que marcou a partida foi a expulsão de Marcelo. Não pela forma, mas por como aconteceu. O camisa 12 driblou Luciano Sanchez, porém no momento do corte, a perna de Sanchez entrou por baixo do pé do camisa 12, que, sem intenção, pisou.
Naquele momento, a imagem mostra a perna do lateral argentino quebrando e Marcelo foi aos prantos com a cena. Consolado pelos tricolores e até mesmo pelo juiz, após a revisão do VAR, não teve jeito, ele foi expulso.
Controle do Argentinos Juniors
O primeiro tempo em Buenos foi de total controle dos argentinos. Mais uma vez, fora de casa, o Fluminense parecia ser presa fácil para o rival. Até o gol de Gabriel Ávalos, o Flu sequer tinha chutado ao gol de Arias.
Nitidamente nervoso, o Tricolor contou, mais uma vez, com boas defesas do goleiro Fábio impedindo até os 15 minutos de partida o gol do Argentinos Juniors. Em uma bobeada geral, o atacante paraguaio fuzilou o gol brasileiro para abrir o placar.
Defesa vazada outra vez
Este foi o nono jogo consecutivo, jogando fora de casa, que o Fluminense tem sua defesa vazada na temporada. Na Libertadores, são quatro jogos fora de casa, sofrendo gol em todos. Este é um dos principais problemas que o técnico Fernando Diniz precisa resolver para o restante de 2023.
O Fluminense joga muito abaixo do que apresenta no Maracanã, quando é visitante. É um dado preocupante.
Argentinos Juniors perde goleiro expulso
O jogo, que não parecia ser bom para o Fluminense, melhorou por causa de uma grande bobeada da equipe argentina. Quando o Flu era mero espectador no jogo, uma escapada mudou a história da partida.
Diogo Barbosa recebeu um lindo lançamento de Cano e foi atropelado, fora da área, pelo goleiro Arias. O arqueiro recebeu o cartão vermelho.
A expulsão de Arias aconteceu no momento em que o Argentinos Juniors colocou toda a equipe para a frente, para aproveitar a superioridade numérica. Como os argentinos já tinham feito todas as alterações, Heredia acabou indo para o gol.
Fluminense aproveita chance
Com Heredia, meio campista, no gol, o Fluminense passou a pressionar e arriscar de todos os lados em busca do gol de empate que daria uma vantagem no jogo de ida das oitavas de final.
E ele veio. De tanto rondar a área argentina, a equipe chegou ao empate com um belo chute de Samuel Xavier, após ajeitada de Cano. Como o meia não é goleiro, ele até tocou na bola, mas não impediu o empate.
Quase a virada
No finalzinho da partida, Leo Fernandéz chegou a virar o jogo para o Fluminense, após cruzamento de Diogo Barbosa, mas a linha de impedimento — milimétrica — foi traçada e anulou o que seria o segundo gol tricolor.
Argentinos Juniors-ARG 1×1 Fluminense
Argentinos Juniors-ARG: Arias; Luciano Sánchez (Minisalle), Di Cesare e Vilalba; Cabrera, Redondo, González Metilli (Vera) e Bittolo (Rodrigo Cabral); Gondou (Heredia), Moyano e Ávalos (Verón). Técnico: Gabriel Milito.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (Martinelli), Nino e Marcelo; André, Lima e Paulo Henrique Ganso (Diogo Barbosa); Arias, Keno (Leo Fernández) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Gols: Ávalos (14 min 1ºT) para o Argentinos Juniors; Samuel Xavier (41 min 2ºT) para o Fluminense.
Cartões amarelos: Vilalba, Di Cesare (ARG); Felipe Melo, Arias (FLU).
Cartão vermelho: Arias (ARG); Marcelo (FLU).
Motivo: Jogo da ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Data e horário: 1 de agosto de 2023 (terça-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Estádio Diego Armando Maradona, Buenos Aires, Argentina.
Árbitro: Piero Gomez Maza (CHI).
Auxiliares: José Retamal Silva (CHI) e Alejandro Javier Molina Bravo (CHI).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Alejandro Carvajal Molina (CHI).