Fifa multa a CBF por briga das torcidas de Brasil e Argentina em jogo no Maracanã
Comitê Disciplinar da entidade entendeu que confederação brasileira não garantiu a segurança do evento em jogo pelas Eliminatórias, em novembro
O Comitê Disciplinar da Fifa multou a CBF em 50 mil francos suíços (R$ 287 mil) por causa da briga entre torcedores do Brasil e da Argentina no jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em 21 de novembro do ano passado, no Maracanã.
A entidade entendeu que a confederação brasileira não preparou adequadamente a segurança para a realização do clássico, sempre considerado de alto risco.
Minutos antes de a bola rolar, torcedores brasileiros e argentinos trocaram socos e chutes nas arquibancadas durante a execução dos hinos nacionais. Na sequência, imagens que circularam o mundo mostram o exato momento em que policiais atacaram os torcedores argentinos, principalmente, com cassetetes.
A reação, inclusive, gerou revolta dos jogadores da Argentina, liderados por Lionel dentro de campo. Eles deixaram o gramado e só retornaram para o campo, para recomeçar a partida, quase vinte minutos depois do fim da confusão.
A Fifa também puniu a AFA (Associação de Futebol da Argentina) com multa por causa do abandono de campo e pela participação dos torcedores argentinos na briga em 20 mil francos suíços (R$ 115 mil).
Quatro torcedores argentinos foram conduzidos ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Maracanã após a briga. Todos os envolvidos foram ouvidos pela Polícia Civil e apenas um, em um primeiro momento, conseguiu provar que não participou da confusão em uma área mista do estádio.
Muitos argentinos reclamaram da falta de espaço no Setor Sul, local em que os adeptos se concentraram para assistir ao confronto com o Brasil. Ao final todos os detidos acabaram liberados.
Na investigação do Comitê Disciplinar foi avaliado que a direção da CBF errou em não separar os torcedores argentinos em local específico. Em vez disso havia um setor misto, inclusive com os chamados “barra bravas”, as organizadas da Argentina que seguem a Seleção atual campeã da Copa por todo o mundo.
Classificação das Eliminatórias
Dentro de campo, a Argentina venceu o Brasil por 1 a 0, com gol do zagueiro Nicolás Otamendi. Com o resultado, a equipe de Lionel Scaloni se manteve na liderança das Eliminatórias, com 15 pontos.
Já a Seleção Brasileira está em sexto lugar, com apenas sete pontos.