Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Faixas de judô: conheça a ordem correta e o significado das cores

    Aprenda sobre as faixas de judô e seu sistema de graduação; entenda melhor a ordem das cores, desde os iniciantes até os mestres mais experientes

    Conheça a ordem das faixas do judô - Imagem: Pexels

    Da CNN

    O judô é um esporte marcial japonês que se concentra no desenvolvimento físico, mental e espiritual de seus praticantes — chamados de judocas.

    Além de ensinar técnicas de defesa pessoal, os níveis de faixa no judô são conhecidos por serem coloridos, que indicam o nível de habilidade e experiência de um praticante.

    As faixas de judô são uma parte importante do esporte, mas podem ser confusas para os iniciantes. Se você está começando a praticar judô ou simplesmente quer aprender mais sobre as faixas, é preciso entender melhor sobre esse assunto.

    A seguir, entenda tudo que você precisa saber sobre o tema: como funciona, a ordem das faixas e o significado das cores das faixas do judô.

     

     

    Como funciona a divisão das faixas do judô?

    Os níveis das faixas de judô coloridas indicam a graduação e o nível de habilidade de um praticante. À medida que o aluno progride e aprende novas habilidades, ele é promovido para uma nova faixa, geralmente por meio de um exame de graduação.

    A divisão das faixas do judô se baseia em um sistema de cores que segue uma ordem específica, indo desde a faixa branca, para iniciantes, até a vermelha, que é reservada para os mestres mais experientes.

    Cada cor de faixa indica um nível diferente de habilidade e conhecimento, e a transição de uma faixa para outra representa uma importante conquista no caminho do aluno no judô.

    No entanto, o sistema de faixas não é apenas uma forma de reconhecer o nível de habilidade do praticante. Ele também é um guia para a progressão e desenvolvimento de um praticante ao longo do tempo.

    À medida que um praticante avança através das faixas, ele é desafiado a dominar técnicas mais avançadas e a aperfeiçoar sua técnica, com o objetivo de atingir a excelência no judô.

    Ordem das faixas do judô para os Mudanshas (não graduados)

    Mudanshas são os praticantes de judô que ainda não receberam sua primeira graduação. O primeiro nível é identificado pela faixa branca que usam em seus quimonos;

    Os Mudanshas geralmente são novos e estão aprendendo as técnicas básicas da arte marcial. Eles passam por um período de treinamento e aprendizado antes de serem avaliados para sua primeira graduação.

    Para os Mudanshas, a ordem das faixas do judô segue uma progressão natural que vai do nível mais básico para o mais avançado. As faixas são divididas em duas categorias: básicas e intermediárias.

    Todas as faixas do judô se baseiam na complexidade e na dificuldade das técnicas aprendidas. À medida que eles avançam, são desafiados a dominar técnicas mais complexas e a aperfeiçoar seu conhecimento. Entenda a seguir cada uma delas.

    Faixas básicas

    / Ordem das faixas do judô para os Mudanshas – Imagem: Shutterstock/Aleksandr Rybalko

    Nas faixas básicas, a lista de faixas no judô é a seguinte:

    • Zero Kyu (mukyu): Faixa Branca (carência mínima de 1 trimestre);
    • 11º Kyu (Juikkyu): Faixa Branca/Cinza (1 trimestre);
    • 10º Kyu (Jukyu): Faixa Cinza (1 semestre);
    • 9º Kyu (Kyukyu): Faixa Cinza/Azul (1 semestre);
    • 8º Kyu (Hachikyu): Faixa Azul (1 semestre);
    • 7º Kyu (nanakyu ou shichikyu): Faixa Azul/Amarela (1 semestre);
    • 6º Kyu (rokkyu): Faixa Amarela (1 meses);
    • 5º Kyu (gokyu): Faixa Amarela/Laranja (12 meses).

    Nas faixas básicas, praticantes com mais de 16 anos não precisam seguir as regras de carência e sequência de faixas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

    O professor tem a permissão de promover um aluno da faixa branca diretamente para a azul, sem a necessidade de passar pelas faixas cinzas e de duas cores, levando em consideração as habilidades e outros fatores do praticante.

    Vale ressaltar que essa carência mínima apresentada é o tempo recomendado pela CBJ para que o praticante permaneça na graduação antes de realizar o exame para a próxima faixa.

    No entanto, o período mínimo de 3 meses, por exemplo, não é necessariamente uma garantia de que o praticante poderá evoluir da faixa branca para a faixa cinza.

    O tempo necessário para a progressão de cada estudante em relação às faixas no judô deve ser estipulado pelo professor, levando em consideração o tempo mínimo recomendado para cada uma e o seu grau de competência.

    Faixas intermediárias

    Nas faixas intermediárias, a lista de faixas no judô é a seguinte:

    • 4º Kyu (yonkyu ou shikyu): Faixa Laranja (12 meses);
    • 3º Kyu (sankyu): Faixa Verde (12 meses);
    • 2º Kyu (nikyu): Faixa Roxa (12 meses);
    • 1º Kyu (ikkyu): Faixa Marrom (2 anos).

    Após a obtenção da faixa marrom, o praticante se torna um graduado, também conhecido como Yodansha, o qual é elegível para receber a faixa preta.

    Ordem das faixas do judô para os Yodanshas (graduados)

    / Ordem das faixas do judô para os Yodanshas – Imagem: Pexels

    Os Yodanshas são os praticantes que já receberam a graduação ou estão na gradução superior. Eles são reconhecidos pela faixa preta que usam em seus quimonos, que representa o mais alto nível de graduação.

    A graduação em artes marciais acontece por meio de “dans”, os quais são representados por faixas pretas e indicam a evolução do praticante. Entenda melhor a seguir a ordem das faixas do judô para os graduados.

    Graduados

    A lista de faixas para os graus de dan é a seguinte:

    • 1º dan (shodan ou ichidan): Faixa Preta (4 anos);
    • 2º dan (nidan): Faixa Preta (5 anos);
    • 3º dan (sandan): Faixa Preta (6 anos);
    • 4º dan (yodan): Faixa Preta (6 anos);
    • 5º dan (godan): Faixa Preta (7 anos).

    Graduação superior

    Após o quinto grau de dan (Godan), o praticante evolui para outras cores das faixas do judô, conforme lista abaixo:

    • 6º dan (rokudan): Faixa Coral (vermelha e branca) (8 anos);
    • 7º dan (nanadan): Faixa Coral (vermelha e branca) (8 anos);
    • 8º dan (hachidan): Faixa Coral (vermelha e branca) (9 anos);
    • 9º dan (kyudan): Faixa Vermelha (9 anos);
    • 10º dan (judan): Faixa Vermelha.

    Termos do judô

    Existem três termos importantes para entender melhor as faixas do judô:

    • Kohai: esses são os alunos menos graduados em relação a você;
    • Senpai: esses são os alunos mais mais graduado em relação a você;
    • Sensei: significa professor, quem precisa ser um Yodansha de maneira obrigatória.

    Qual é o significado das cores das faixas do judô?

    / Significado das cores das faixas do judô – Imagem: Shutterstock/Hxdbzxy

    Agora, qual é o significado das cores das faixas do judô?

    As faixas no judô são divididas em diversas cores, que indicam o nível de graduação do praticante. As cores das faixas têm um significado especial, que representa as etapas do aprendizado e o desenvolvimento da habilidade do praticante.

    Entenda algumas delas.

    Branca

    A faixa branca é a primeira usada por todos os praticantes de judô, incluindo iniciantes e crianças. Ela representa a inocência, a pureza e a falta de conhecimento. É a que indica que o praticante está começando sua jornada no judô.

    Cinza

    A faixa cinza se destina para os judocas mais jovens, em geral, de até 15 anos. Ela é utilizada depois da branca e tem como objetivo preparar o judoca para ingressar no sistema de faixas mais avançadas.

    Azul

    A faixa azul representa a continuidade da aprendizagem do praticante no judô. Ela representa o céu, que simboliza a vastidão e a amplitude do conhecimento do praticante. Também denota amadurecimento e expectativa de evolução.

    Amarela

    A faixa amarela representa o primeiro estágio de evolução do praticante. É a faixa usada pelos iniciantes que já possuem algum conhecimento básico do judô. Ela representa o sol nascente, que simboliza o início de uma nova jornada.

    Laranja

    É a faixa usada por praticantes que já possuem algum conhecimento técnico e estão aprimorando suas habilidades. Ela representa o sol em seu ponto mais alto junto com elementos da terra, que simboliza o meio da jornada do praticante.

    Verde

    A faixa verde representa o equilíbrio praticante no judô. É a faixa usada por pessoas que possuem um conhecimento técnico intermediário. Ela representa as árvores e as plantas, que simbolizam o crescimento constante do praticante no judô.

    Roxa

    A faixa roxa é a última das intermediárias, e é conquistada após a faixa verde. Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e autoestima. Também indica a busca por novos caminhos e elevação da espiritualidade.

    Marrom

    A faixa marrom representa a cor da solidificação. É a faixa usada por praticantes que já possuem um conhecimento técnico mais a frente. Ela representa a terra fértil, que simboliza a habilidade do praticante em cultivar sua técnica e conhecimento no judô.

    Preta

    A faixa preta é a mais alta graduação do judô. Ela representa a maestria técnica e a experiência do praticante na arte marcial. É usada pelos praticantes mais experientes e também simboliza o fim de uma jornada e o início de uma nova etapa.

    Vermelha

    A faixa vermelha é utilizada por mestres de judô com mais de 9º dan. Ela sugere motivação, atividade e vontade. É a mais alta graduação do esporte e representa um domínio absoluto sobre todas as técnicas do judô.

    Acompanhe todas as notícias de esportes na CNN

    Tópicos

    Tópicos