Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Estaduais ainda ocupam o coração dos brasileiros, mostra Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

    Competições regionais foram berço de rivalidades e contam com boa audiência e representatividade

    Torcida do Grêmio lota seu setor em Caxias do Sul para primeiro jogo da final do Gauchão; região tem maior aceitação dos estaduais
    Torcida do Grêmio lota seu setor em Caxias do Sul para primeiro jogo da final do Gauchão; região tem maior aceitação dos estaduais Lucas Uebel/Grêmio FBPA

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Encerrados no último final de semana, os campeonatos estaduais têm um espaço garantido na rotina dos torcedores brasileiros, como mostra a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.

    Eles são a quarta competição mais assistida no país, perdendo apenas para Copa do Brasil, Série A do Brasileirão e Libertadores, mas à frente de torneios importantes como a Liga dos Campeões, Sul-Americana e Série B, que no ano passado contou com gigantes como Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco.

    O Maior Raio-X do Torcedor revela ainda que em quatro das cinco regiões do Brasil os campeonatos estaduais fazem parte da vida do amante do futebol. E isso está mais presente nos locais em que estão sediados os clubes com o maior número de títulos nacionais e internacionais.

    No Sul, quase 70% das pessoas têm relação com Estaduais

    Com o regionalismo muito forte, o Sul tem 44% dos seus torcedores como consumidores frequentes dos campeonatos estaduais. São mais 25% aqueles que acompanham seus torneios às vezes. Isso mostra que 69% de gaúchos, catarinenses e paranaenses têm relação com o torneio regional disputado pelos seus clubes.

    São números parecidos com os do Sudeste, região que concentra os maiores clubes do Brasil e as maiores massas de torcedores. São 42% aqueles que assistem aos estaduais sempre ou frequentemente, com 26% que acompanham às vezes, totalizando 68%.

    No caso de São Paulo e Rio de Janeiro, que contam com quatro grandes clubes — levando-se em conta a tradição — cada, os clássicos são grandes atrativos, com o mesmo acontecendo em Minas Gerais, onde América, Atlético e Cruzeiro duelam.

    Outras regiões

    Nas demais regiões, os números decrescem, mas apenas no Centro-Oeste a maioria dos torcedores não acompanha os estaduais ou o faz raramente. Isso num cenário de 25% que veem sempre e 19%, às vezes.

    No Norte, 37% acompanham os estaduais sempre, com 22% vendo às vezes. O número de quem assiste ao torneio nunca ou raramente é de 40%.

    Os números são parecidos com os do Nordeste, onde se tem uma competição regional consolidada e que compete com os estaduais, a Copa do Nordeste. São 33% aqueles que sempre ou frequentemente acompanham os estaduais, com 29% que o fazem às vezes, e 38% daqueles que raramente ou nunca acompanham as competições dos seus respectivos estados.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Top 12 maiores torcidas do Brasil

    • Flamengo – 24%
    • Corinthians – 18%
    • Palmeiras – 9%
    • São Paulo – 8%
    • Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
    • Vasco – 4%
    • Grêmio e Santos – 3%
    • Bahia, Internacional e Sport – 2%