Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    COI chega a acordo com Arábia Saudita para primeira Olimpíada de esports

    Entidade revelou que o objetivo do torneio é tentar atrair e reter jovens fãs e público

    Itatiaia Esporte

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou a um acordo, nesta sexta-feira (12), para que a Arábia Saudita seja sede das primeiras edições da Olimpíada de e-Sports. O país árabe está se destacando como anfitrião de alguns dos principais eventos esportivos do mundo.

    Em seu primeiro acordo com a Arábia Saudita, o COI fechou uma parceria para iniciar a realização do seu novo evento já a partir do ano que vem. O acordo tem duração de 12 anos e propõe uma edição do evento de e-Sports por ano, informou o Comitê.

    A proposta deve ser assinada pelo Conselho do COI entre os dias 23 e 24 de julho, em Paris, às vésperas dos Jogos Olímpicos. Essa aprovação é normalmente uma formalidade para projetos propostos pela liderança do órgão olímpico.

    O COI revelou, em junho, o planejamento de lançar a Olimpíada de esportes eletrônicos para tentar atrair e reter jovens fãs e público.

    “Temos muita sorte de poder trabalhar com o Comitê Olímpico saudita nos Jogos Olímpicos de e-Sports, porque ele tem grande – se não único – conhecimento no campo dos esportes eletrônicos com todas as partes interessadas”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

    A Arábia Saudita sediou uma série de eventos de boxe de alto nível nos últimos anos e criou o projeto LIV Golf como um rival disruptivo do PGA Tour, dos Estados Unidos. O reino também sediará a Copa Asiática de futebol masculino de 2027, os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029, centrados em uma estação de esqui que está sendo construída especialmente para o evento, e os Jogos Asiáticos de 2034, em Riad.

    Além disso, a Copa do Mundo de Esports, que começou no dia 1º de julho e termina dia 25 de agosto, está sendo realizada em Riade, capital do país. São mais de mil jogadores na disputa de mais de 20 jogos. O torneio terá premiação total de 60 milhões de dólares, cerca de R$ 300 milhões, considerada a maior da história do cenário.

    Os eventos esportivos e de entretenimento são uma parte fundamental do programa Visão 2030, liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman, que visa afastar a economia saudita da dependência do petróleo e modernizar a sua sociedade.

    O ministro dos Esportes do país, o príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, afirmou nesta sexta que o país “se tornou um centro global para esportes eletrônicos profissionais”.

    “Este é o próximo passo natural para nossos jovens atletas, nosso país e a comunidade global de esportes eletrônicos”, disse o príncipe, que também dirige o Comitê Olímpico da Arábia Saudita.

    A Arábia Saudita também tem acordo com a FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2034. A escolha do país será oficializada pela entidade em dezembro deste ano.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos