Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Em ação contra nazismo, Itália veta uso da camisa 88 no futebol do país; entenda

    Número remete simbolicamente a saudação usada por admiradores de Hitler

    Pasalic, da Atalanta, era um dos jogadores que usava a camisa 88 na Itália
    Pasalic, da Atalanta, era um dos jogadores que usava a camisa 88 na Itália Emilio Andreoli/Getty Images

    da Itatiaia

    O governo italiano tomou mais uma medida em combate ao antissemitismo no país. A Federação Italiana de Futebol (FIGC) e o Ministério do Interior da Itália assinaram uma declaração de intenções com o intuito de combater tudo que possa envolver ao nazismo. Uma das ações foi proibir o uso da camisa 88.

    O número 88 remete simbolicamente à saudação “Heil Hitler”, já que a letra H é a oitava do alfabeto. Nesta última temporada, torcedores fascistas foram vistos em estádios italianos com a numeração nas costas e com a escrita “Hitlerson”, o que pode ter como significado “filho de Hitler”.

    A entidade tenta acabar com qualquer tipo de manifestação antissemita nos estádios, por isso proibiu os torcedores de usarem símbolos que remetam ao nazismo, e autorizou a interrupção da partida, por parte da arbitragem, em casos de episódios de discriminação.

    Temporada teve casos de antissemitismo

    Nesta temporada, cânticos com teor antissemitas foram ouvidos ao longo do clássico entre Lazio e Roma, o que gerou muita crítica por parte dos italianos. Houve também vaias e xingamentos a jogadores negros e judeus.

    Na última temporada, apenas dois jogadores vestiram a camisa com o número 88. São eles: os meias Mario Pasalic, da Atalanta, e Toma Basic, da Lazio. Ambos são croatas e nunca usaram tal numeração antes na carreira.

    (com agências)

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original