Copa do Brasil: São Paulo leva virada dramática do Sport, mas vence nos pênaltis
Derrota em casa deu fim à invencibilidade de 11 jogos de Dorival Júnior no Tricolor
O São Paulo deu um susto e tanto em sua torcida no Morumbi, nesta quinta-feira (1), mas está nas quartas de final da Copa do Brasil. O Sport, que joga a Série B, conseguiu uma vitória dramática por 3 a 1, de virada, mas o Tricolor levou a classificação na disputa de pênaltis.
O goleiro Rafael defendeu a cobrança de Luciano Juba, a única desperdiçada na série, e garantiu a vaga
O revés no tempo normal deu fim à invencibilidade de Dorival Júnior como técnico do Tricolor. Desde que assumiu, há 11 jogos, ele ainda não tinha sido derrotado.
Com 2 a 0 de vantagem pelo resultado no Recife, o São Paulo fez parecer que a noite seria tranquila para a sua torcida. Michel Araújo abriu o placar aos 26 minutos com um golaço, após tabela com Luciano. 3 a 0 no placar agregado.
Valente e sem muito a perder, o Sport investiu na bola aérea, que tem sido uma pedra no sapato do São Paulo, recentemente. Os três gols dos pernambucanos saíram de jogadas de escanteios.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1664437995464716288
No primeiro, aos 44 minutos da etapa inicial, Felipinho pegou rebote de escanteio, bateu cruzado e, no rebote de Rafael, Alisson empatou a partida.
Já no segundo tempo, brilhou a estrela do zagueiro Sabino. Em dois lances muito parecidos, com escanteios cobrados na primeira trave, o jogador do Sport desviou de cabeça e marcou dois gols. O último saiu aos 48 minutos do segundo tempo.
Na disputa de pênaltis, das dez cobranças, nove foram convertidas. Apenas Luciano Juba, principal jogador do Sport, parou em Rafael, depois de cobrança ruim. Ele já tinha desperdiçado outra penalidade na final do Copa do Nordeste, que o Leão perdeu para o Ceará.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1664443406985076737
Sorteio na terça-feira
Com a classificação, o São Paulo agora espera a definição das quartas de final no sorteio que acontecerá, na sede da CBF, na próxima terça-feira (6), no Rio de Janeiro. Não há predefinição de mando de campo, que também será sorteado no evento.
O jogo é jogado
As primeiras bolas de perigo de cada lado vieram em cruzamentos na área. Pelo lado do Sport, aos dez minutos, Thyere cabeceou para defesa de Rafael. Na devolução, Calleri também recebeu bola açucarada de Alisson e testou com força, para desvio de Renan.
Se pelo alto as chances não tinham sido frutíferas, pelo chão o caminho pareceu mais empolgante. Aos 26 minutos, na primeira jogada trabalhada pelo Tricolor, Michel Araújo carregou pela direita doataque, tabelou com Luciano, driblou muito bem o zagueiro Thyere e cavou para fazer um golaço.
Com 3 a 0 no agregado, o confronto parecia completamente morto, mas ganhou uma sobrevida. Felipinho bateu escanteio pro Sport, Rafael defendeu a primeira, mas ela sobrou limpa para Alisson Cassiano finalizar para dentro do gol.
Retorno frenético
O Sport parecia determinado em mudar o cenário do confronto. Na volta do intervalo, se lançou ao ataque. Em cobrança de falta, Luciano Juba cabeceou com força e Rafael foi obrigado a fazer um milagre aos cinco minutos. Na cobrança do escanteio, Sabino desviou no primeiro pau e virou o jogo.
Parecia replay. Ao final do jogo, com dois minutos para acabar, o Sport chegou ao resultado que precisava. Fez o 3 a 1, de novo, com Sabino, na primeira trave, após desvio de cabeça. A decisão teve que ser levada aos pênaltis.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1664440326461767680
Próximos compromissos
Agora, o Tricolor foca no duelo contra o Grêmio, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, em viagem ao Rio Grande do Sul. O confronto está marcado para este domingo (4), às 16h (de Brasília), na Arena do Grêmio.
Na próxima quinta-feira (8), o São Paulo volta ao Morumbi para receber o Tolima, pela Copa Sul-Americana, às 19h (de Brasília).
São Paulo 1 (5)x(3) 3 Sport
São Paulo: Rafael, Rafinha, Diego Costa (Arboleda, 22min 2ºT), Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (W. Rato, 22min 2ºT), Alisson (Méndez, 34min 2ºT) e Michel Araújo (David, 43min 2ºT); Luciano (Marcos Paulo, 22min 2ºT) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
Sport: Renan; Eduardo (Kayke, 46min 2ºT), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo (João Igor, 46min 2ºT), Alisson Cassiano (Edinho, 20min 2ºT), Fábio Matheus e Jorginho (Gabriel Santos, 20min 2ºT); Luciano Juba e Fabrício Daniel. Técnico: Enderson Moreira.
Gols: Michel Araújo (26min 1ºT), do São Paulo; Alisson Cassiano (44min 1ºT); Sabino (7min 2ºT); Sabino (49min 2ºT), do Sport.
Cartões amarelos: Rafael Thyere (12min 2ºT); Gabriel Santos (47min 2ºT); Jordan (48min 2ºT), do Sport.
Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Data e horário: 01 de junho de 2023 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília).
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi, em São Paulo.
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães-RJ.
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos-BA e Tiago Henrique Neto Correa Farinha-RJ.
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto-MG.