Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Copa de 2030 terá sede em Espanha, Portugal e Marrocos; apenas jogos iniciais serão na América do Sul

    Torneio será disputado em três continentes pela primeira vez, conforme decisão oficializada nesta quarta (4) pela Fifa

    Copa do Mundo de 2030 terá jogos em seis países: Uruguai, Argentina, Paraguai, Portugal, Espanha e Marrocos
    Copa do Mundo de 2030 terá jogos em seis países: Uruguai, Argentina, Paraguai, Portugal, Espanha e Marrocos Divulgação/Fifa

    Hugo Lobãoda Itatiaia

    A Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito e inusitado. O Conselho da Fifa decidiu que o o torneio mais importante do futebol mundial será disputado em Espanha, Marrocos e Portugal. Mais do que isso, haverá três partidas inaugurais na América do Sul. O primeiro deles será no Uruguai, celebrando o centenário do Mundial de 1930. Argentina e Paraguai também receberão uma partida cada.

    As informações foram confirmadas por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta, ele confirmou que serão três continentes (África, América e Europa) contemplados com jogos.

    “Serão três partidas inaugurais. Vamos começar com Uruguai e a Fifa vai dar mais detalhes de como serão os jogos na Argentina e no Paraguai”, disse.

    Assim como em 2026, a Copa do Mundo de 2030 será disputada por 48 seleções. Ao todo, serão 104 partidas, três delas na América do Sul.

    Inicialmente, a Conmebol gostaria de receber o torneio de forma integral, como uma comemoração pelos 100 anos da realização do Mundial de 1930, no Uruguai. A candidatura começou com apenas Argentina e Uruguai, mas teve a inclusão do Paraguai e até do Chile, que foi descartado neste último momento.

    Com o apoio dos países europeus e africanos, a candidatura de Espanha, Marrocos e Portugal levou a melhor nos bastidores e foi a escolhida pelo Conselho da Fifa. Ciente da derrota, a Conmebol conseguiu negociar com a entidade que regulamenta o futebol internacional pra receber ao menos as três partidas inaugurais.

    Na entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, Alejandro Domínguez disse que mais detalhes da escolha serão revelados pela Fifa em breve.

    Fifa confirma

    Logo após o anúncio feito pelo presidente da Conmebol, a Fifa emitiu comunicado confirmando a decisão de levar a Copa do Mundo para Espanha, Portugal e Marrocos.

    “O Conselho da Fifa também concordou por unanimidade que a única candidatura para sediar a Copa do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha”, publicou Gianni Infantino, presidente da Fifa.

    A entidade também oficializou as partidas inaugurais para Uruguai, Argentina e Paraguai. O dirigente confirmou que a escolha está ligada à comemoração do centenário da realização da primeira Copa do Mundo, em 1930.

    “O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou unanimemente em celebrar o centenário da Copa do Mundo da FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da maneira mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai”, declarou.


    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas