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    Como a volta das mulheres ao Tour de France pode mudar o ciclismo feminino

    Prova feminina, que voltou a ser disputada após mais de 30 anos, amplia esforços para alcançar a igualdade de gênero no esporte

    Uma visão geral do pelotão passando perto do Arco do Triunfo, em Paris, durante a 1ª etapa do Tour de France Femmes 2022
    Uma visão geral do pelotão passando perto do Arco do Triunfo, em Paris, durante a 1ª etapa do Tour de France Femmes 2022 Getty Images

    Issy Ronaldda CNN

    Parece um eufemismo chamar o Tour de France de uma corrida de bicicleta. A prova transcende o ciclismo, fechando cada passagem de montanha, vila e cidade por onde passa, atraindo enormes multidões ao longo da estrada como um carnaval.

    Mas – exceto por um breve período entre 1984 e 1989 – as mulheres foram excluídas dessas festividades e, portanto, de um lugar no auge do esporte.

    “A maior corrida que a maioria das pessoas já ouviu falar… é o Tour de France “, disse a ciclista profissional Ayesha McGowan à CNN Sport.

    “Sempre que digo às pessoas o que faço elas sempre perguntam: ‘Ah, tipo… você participa do Tour de France?’ E eu tinha que informá-los que as mulheres não têm atualmente um Tour de France. Mas agora não preciso mais fazer isso.”

     

    No domingo (24), mesmo dia em que a corrida masculina terminou, a edição inaugural do Tour de France Femm, edição feminina da prova, começou ao lado da Torre Eiffel em Paris, com o pelotão feminino em sua própria odisseia de oito dias pela França.

    Esta semana, a prova serpenteia para o leste através dos vinhedos e estradas de cascalho de Champagne, sobe montanhas de mais de 1.000 metros e termina no topo de La Planche des Belles Filles – uma montanha arborizada com encostas elevando-se em um gradiente assustadoramente íngreme de 24%.

    “Um renascimento”

    O caminho para o Tour de France Femmes começou em setembro de 1955, quando o jornalista esportivo francês Jean Leulliot lançou uma corrida feminina de cinco dias vencida por Millie Robinson, da Ilha de Man.

    Uma sequência não foi realizada até 1984, quando assumiu uma forma diferente, desta vez carimbada com o selo oficial do Tour de France.

    “Na França, eles não achavam que terminaríamos”, disse Marianne Martin, a eventual vencedora do Tour de France Féminin de 1984, à CNN Sport às margens do rio Sena, em Paris. “Essa era a palavra na rua ou o sentimento geral. E, claro, todas nós sabíamos que iríamos.”

    Seis equipes nacionais, cada uma composta por seis competidoras, começaram a corrida e Martin completou a rota de 18 dias e 1.059 quilômetros mais rápido – um feito pelo qual ela recebeu US$ 1.000 enquanto Laurent Fignon – o vencedor do corrida masculina naquele ano – ganhou mais de US$ 225.000.

    O Tour de France Féminin sobreviveu até 1989, quando foi descontinuado e substituído por uma corrida não oficial que, com o tempo, diminuiu para quatro etapas e acabou sendo descartada em 2009.

    arianne Martin sobe ao pódio em Paris com Laurent Fignon em 1984 / Getty Images

    Quatro anos depois, as ciclistas profissionais Kathryn Bertine, Emma Pooley, Chrissie Wellington e Marianne Vos formaram um grupo para pressionar os organizadores da corrida, ASO, e distribuíram uma petição que reuniu quase 97.000 assinaturas, pedindo uma corrida feminina “em conjunto com o evento masculino (…) nas mesmas distâncias, nos mesmos dias.”

    Respondendo a essa pressão crescente, a ASO criou o La Course, que começou como uma corrida de circuito de um dia na Champs Élysées, tornou-se brevemente duas etapas e depois retornou ao seu estado original.

    Um Tour de France Femmes de oito etapas, organizado pela ASO, emergindo dessa história fraturada é “um novo começo”, diz Martin. “É como um renascimento. É tão necessário.”

    “Mostrando a força das mulheres no ciclismo”

    A reintrodução do Tour de France feminino marca um momento seminal para a igualdade de gênero no ciclismo. “As mulheres tradicionalmente não tinham acesso a recursos ou mesmo a capacidade de fazer muitas das coisas que os homens eram capazes e autorizados a fazer”, observa McGowan.

    “Houve um grande esforço para mostrar a força e a habilidade das mulheres no ciclismo… quebrando muitos desses mitos sobre o que as mulheres podem e não podem fazer.”

    A falta de financiamento, cobertura televisiva ao vivo e prêmios em dinheiro impediram o crescimento do ciclismo feminino por muitos anos. “Eu me financiei”, lembra Martin. “Para entrar na equipe dos EUA, você tinha que fazer certas corridas em todo o país. E decidi que consigo agora, vou receber meu dinheiro depois.”

    “Peguei meu cartão de crédito. Honestamente, eu estava muito endividada quando parei de correr porque não havia o apoio que há agora.”

    5ª etapa do Tour de France Femmes 2022 / Getty Images

    O custo financeiro de se tornar uma ciclista está começando a diminuir para as mulheres devido aos esforços de organizações como a The Cyclists Alliance – a federação comercial para ciclistas femininas – e ciclistas como McGowan.

    McGowan – a primeira ciclista profissional afro-americana – estabeleceu o Projeto Abundância Thee para facilitar a participação de mais mulheres de minorias étnicas no ciclismo. “Para mim, individualmente, minha jornada nunca foi sobre ser a única pessoa lá. Eu queria ser a primeira, mas não a única”, diz ela.

    O 2022 Micro Grant Program do Thee Abundance Project oferece às beneficiárias o pagamento de taxas de inscrição, moradia, transporte, auxílio alimentação e outros recursos, permitindo sua participação em quatro grandes corridas de estrada americanas.

    “Sinto que é super importante que as pessoas criem essas estruturas. diz McGowan.

    Ao reunir informações e organizar o poder coletivo do pelotão profissional, a The Cyclists Alliance melhorou as condições de trabalho das ciclistas.

    Em 2020, 33% do pelotão feminino trabalhou em um segundo emprego, enquanto 43% reembolsaram sua própria equipe por serviços como assistência mecânica, exames médicos ou custos de viagem para corridas, de acordo com uma pesquisa feita pela aliança.

    O órgão regulador do ciclismo, a UCI, determinou um ano depois que as equipes do Women’s World Tour (WWT) – o nível mais alto do esporte – devem aumentar seu salário mínimo de US$ 15.251 em 2020 para US$ 27.961 em 2022, subindo para US$ 32.638 em 2023.

    Ainda há muito a ser feito, no entanto, para alcançar a igualdade.

    Anna Kiesenhofer (AUS) comemora vitória na prova feminina de ciclismo de estrada
    Austríaca Anna Kiesenhofer comemora ao vencer a prova feminina de ciclismo de estrada nas Olímpiadas de Tóquio 2020 / Christophe Ena – 25.jul.2021/AP

    Embora o Tour de France Femmes seja a corrida mais rica do calendário feminino, com prêmios em dinheiro total de € 250.000, é uma mera fração do prêmio de € 2,2 milhões dos homens, enquanto a insegurança financeira se aprofunda fora das maiores corridas e equipes do WWT.

    Dez das 24 equipes que participam do Tour deste ano são equipes continentais – o nível abaixo das equipes do WWT – e, como tal, não estão vinculadas ao mandato de salário mínimo da UCI.

    Usando dados de sua pesquisa de 2022, a The Cyclists Alliance informou à CNN Sport que apenas 10 a 15% dessas ciclistas receberam o equivalente a um salário mínimo do WWT, enquanto cerca de 60% das ciclistas profissionais não-WWT não são pagas.

    A CNN entrou em contato com a UCI para comentar, mas não recebeu resposta

    “Um momento absolutamente lindo”

    O perfil dado ao ciclismo feminino pela própria existência de um Tour de France Femmes pode acelerar os esforços para melhorar a igualdade de gênero.

    “Não tínhamos o apoio financeiro que temos agora”, diz Martin sobre seu tempo no ciclismo. “Então, você traz patrocinadores dedicados e animados… que vão apoiar financeira e tecnicamente o evento, manter a mídia envolvida e informar as pessoas sobre tal, [então] todos ganham.”

    O patrocinador principal da corrida, Zwift – uma plataforma virtual de treinamento de ciclismo – já assinou um contrato de quatro anos, enquanto outro patrocinador, o aplicativo de rastreamento de exercícios Strava, lançou uma campanha chamada Strive for More, que se compromete a apoiar a equidade no esporte profissional.

    Uma equipe, Le Col Wahoo, e seus patrocinadores fizeram uma parceria com um dos provedores de televisão GCN+ para distribuir 10.000 assinaturas para que os fãs possam assistir à corrida gratuitamente, aumentando o público do esporte.

    “O fato de [o Tour] ser uma entidade tão reconhecível fará maravilhas porque pessoas de lugares que nem sabem sobre corridas de bicicleta já ouviram falar dessa prova”, diz McGowan.

    Assim como as mulheres embarcam no Tour de France Femmes, também é algo que transcende o ciclismo; cada ataque, cada fuga, cada vitória de etapa é ampliada em importância porque não é apenas uma corrida de bicicleta – é o Tour de France.

    “Vai ser um momento absolutamente lindo”, diz McGowan sobre o evento”. O pelotão feminino é um grupo maravilhoso. “Adorei fazer parte disso, apenas o respeito que todos têm uns pelos outros, sabendo o quanto isso significa e o quanto isso vai impactar o futuro do esporte feminino.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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