Com gol inusitado, Corinthians vence Athletico-PR e abre oito pontos do Z4
Yuri Alberto marcou em falha do goleiro Bento
O Corinthians se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento ao vencer, nesta quarta-feira (1), o Athletico-PR por 1 a 0. O jogo da 31ª rodada do Brasileirão foi realizado na Neo Química Arena, em São Paulo.
O único gol da partida foi, no mínimo, inusitado. Aos 18 minutos do segundo tempo, Thiago Heleno cortou mal, Yuri Alberto cabeceou sem muita força, mas a bola quicou com efeito e encobriu o goleiro Bento, que falhou.
A vitória leva o Corinthians aos 40 pontos e à 11ª posição. O time abre, provisoriamente, oito pontos de distância para o Z4 — Goiás e Vasco ainda jogam na quinta-feira (2) e podem diminuir a distância.
Já o Furacão perde pontos importantes na disputa por uma vaga na Libertadores. O time fica na 7ª posição, fora do G6, com 49 pontos, e agora seca Atlético-MG e Flamengo.
Nervosismo x confiança
O Corinthians viveu uma semana frustrante pelo resultado obtido no final de semana, quando empatou em 1 a 1 com o Santos, na Neo Química Arena. O gol do Peixe foi anotado já nos acréscimos após uma boa atuação da equipe corintiana.
Desta forma, era nítido o nervosismo dos jogadores do Timão nas mais simples trocas de passes. Pelo lado do Athletico, que vive boa fase no Campeonato Brasileiro, notou-se uma equipe que não temeu o palco do jogo e tentou ser o protagonista dos 90 minutos.
Pênalti?
No início da partida, um lance levantou uma série de reclamações por parte dos jogadores athleticanos. Em um cruzamento pelo lado esquerdo, Matheus Bidu escorregou e viu a bola bater em seu braço.
A arbitragem, comandada por Leandro Pedro Vuaden, interpretou o lance como movimentação natural do defensor e mandou a jogada seguir. Não houve checagem no monitor da arbitragem de vídeo.
Salva Erick
A primeira grande chance clara da partida veio pelo lado do Corinthians. No lance, Renato Augusto lançou Yuri Alberto, que dividiu com Bento dentro da área. A bola sobrou para Romero que, com o gol aberto, bateu fraco e viu o volante Erick salvar a equipe com um corte em cima da linha.
O lance foi o suficiente para inflamar o estádio, até então, bastante apreensivo com a bola jogada pelo Corinthians. Os minutos seguintes foram de um Timão um pouco mais propositivo, mas ainda com dificuldades para progredir em campo.
Que falha
O Corinthians abriu o placar aos 19 minutos do segundo tempo, com Yuri Alberto. E o gol, talvez, tenha sido dos mais esquisitos anotados na Neo Química Arena desde sua construção, em 2014.
Na jogada, Matheus Bidu cruzou rasteiro para a área e viu Cacá interceptar. A bola subiu por bons metros e caiu na cabeça de Yuri Alberto, que mandou fraco para o gol, mas contou com ajuda de Bento, que tentou agarrar e acabou jogando a bola para dentro da própria meta.
Corinthians x Athletico-PR
Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu (Caetano); Gabriel Moscardo (Matías Rojas), Maycon, Renato Augusto (Roni) e Giuliano; Romero (Wesley) e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes.
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello, Erick (Alex Santana), Fernandinho e Canobbio; Vitor Bueno (Willian), Zapelli (Chiqueti) e Pablo. Técnico: Wesley Carvalho.
Motivo: jogo válido pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 01 de novembro de 2023 (quarta-feira), às 19h00 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Gols: Yuri Alberto, para o Corinthians (19 min 2ºT)
Cartões amarelos: Vitor Bueno e Cuello, do Athletico.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Michael Stanislau (RS).
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS).