Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Capitães da Seleção Espanhola masculina criticam Rubiales: “Comportamento inaceitável”

    Liderados por Morata, jogadores comentaram a polêmica em torno do presidente da federação

    Luccas Oliveirada CNN

    Jogadores da Seleção Espanhola masculina fizeram um pronunciamento público na apresentação ao período de Data Fifa. O objetivo era se posicionar sobre a polêmica em torno de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.

    O elenco foi representado por Morata, Azpilicueta, Asensio e Rodri, os atuais capitães da Espanha. Morata, atacante do Atlético de Madrid, se encarregou de ler o documento antes da coletiva de imprensa.

    “Queremos rechaçar o que consideramos comportamentos inaceitáveis por parte do senhor Rubiales, que não correspondem à instituição que ele representa. Nos posicionamos de maneira firme e clara ao lado dos valores que representam o esporte”, falou Morata.

    “A partir de hoje, enfrentamos uma concentração decisiva para o futuro do futebol espanhol, de olho na classificação para a Euro 2024, com jogos contra Geórgia e Chipre. Gostaríamos que, a partir de agora, pudéssemos nos concentrar nas questões esportivas”, concluiu.

    Além dos quatro capitães, todos os demais jogadores da Seleção Espanhola acompanharam a coletiva da primeira fila. Após o pronunciamento de Morata, não houve abertura para perguntas de jornalistas e os atletas seguiram para o treinamento.

    Entenda o caso Rubiales

    Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes.

    A ação repercutiu tanto nas redes sociais quanto no governo espanhol, na FIFA e na ONU. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembleia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.

    O dirigente foi ovacionado após o discurso na assembleia, que também repercutiu nas redes. Diversos atletas saíram em defesa de Hermoso e contra o dirigente. Alguns deles afirmaram até mesmo que deixariam a Seleção Espanhola até que Rubiales fosse afastado.

    Com a pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. A suspensão começou logo após o comunicado no sábado (26) e seguirá até que seja concluído o processo disciplinar instaurado pela entidade.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos