Bahia encara Criciúma por reação no Brasileiro rumo à Libertadores
Depois de sofrer uma sonora goleada para o Fortaleza, Esquadrão quer dar resposta diante do Tigre
O objetivo do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro está mais claro do que nunca: conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Diante da eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, o torneio de pontos corridos tornou-se a única opção para tal.
Neste domingo (29), o Esquadrão pode dar mais um passo rumo ao destino internacional. A partir das 18h30 (de Brasília), a equipe baiana enfrenta o Criciúma, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 28ª rodada do Brasileirão.
Como chega o Bahia
O time treinado por Rogério Ceni busca dar uma resposta diante do próprio torcedor. Na última rodada, a fraca atuação diante do Fortaleza fez o Bahia sair de campo goleado por 4 a 1.
“Jogamos absolutamente nada. Todo o time, não é esse ou aquele jogador, não jogamos nada. Não competimos, não ganhamos a primeira bola, a segunda bola. Foi uma atuação pífia”, decretou Ceni, à época.
O resultado reduziu a chance de classificação do Esquadrão à Libertadores. Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade antes do início da rodada era de 43,9%.
Além da oportunidade de dar uma resposta, o Bahia pode manter um longo tabu contra o Criciúma. O Tigre nunca venceu o rival baiano jogando em Salvador (BA). Em 11 jogos, são seis vitórias do Esquadrão e cinco empates.
O Bahia vem de derrota por 4 a 1 contra o Fortaleza.
Desfalques e dúvidas
O volante Rezende deve desfalcar a equipe tricolor neste domingo. O atleta reclamou de dores no adutor da coxa durante a semana e está em tratamento.
O volante Nicolás Acevedo, que voltou a treinar nessa semana com o grupo após nove meses lesionado, e o atacante Biel, em processo de transição, figuram como dúvidas.
Já o zagueiro Kanu retorna de suspensão.
Como chega o Criciúma
O Criciúma luta no lado oposto da tabela, mas vem embalado por ter vencido o jogo atrasado contra o Grêmio, fora de casa, no meio da semana. Com gols de Arthur Caíke e Ronald, o Tigre bateu o Imortal por 2 a 1.
Antes do início da 28ª rodada, a chance de rebaixamento do clube catarinense era de 18,1%, de acordo com o departamento de matemática da UFMG.
No último jogo, o Tigre empatou com o Athletico-PR.
Desfalques para Tencati
O técnico Cláudio Tencati terá de lidar com três desfalques importantes para o duelo deste domingo. Os volantes Newton e Ronald e o meia Matheusinho foram advertidos com o terceiro cartão amarelo diante do Grêmio e estão suspensos. Além disso, o goleiro Matheus Teixeira não deve ser relacionado porque pertence ao Bahia.
Em contrapartida, o atacante Bolasie tende a retornar à equipe titular. Já o atacante Pedro Rocha, recuperado de lesão, é presença provável.
Bahia x Criciúma
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Criciúma
Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Patrick de Paula e Felipe Mateus; Allano, Arthur Caíke (Marquinhos Gabriel) e Bolasie. Técnico: Cláudio Tencati.
- Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 29 de setembro de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
- Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
- Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Maira Mastella Moreira (RS)
- Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
- Transmissão: Premiere