Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Brasileirão: América-MG empata com Athletico-PR nos minutos finais, mas segue no Z4

    Furacão chegou a abrir 2 a 0, mas permitiu o empate do Coelho na reta final

    Lucas Sanchesda Itatiaia

    Na manhã deste domingo (11), o América-MG empatou com o Athletico-PR por 2 a 2 no Mineirão, em Belo Horizonte, com um gol nos últimos minutos da partida. Vitor Roque e Christian marcaram os gols do time paranaense, enquanto Wellington Paulista e Danilo Avelar fizeram os gols do empate.

    O resultado mantém a equipe americana na zona de rebaixamento da competição. A vitória poderia colocar o time até mesmo em 15º, mas, com o empate, o América fica em 17º, com oito pontos. O Coelho agora tem ainda a pior defesa da Série A, com 22 gols sofridos.

    Por outro lado, o Furacão perdeu a chance de entrar no grupo dos quatro primeiros do Brasileirão. O clube ficou com 16 pontos na 7ª colocação. A vitória colocaria o time na quarta colocação.

    Pausa para Data FIFA e próximos compromissos

    O futebol brasileiro faz uma pausa após este fim de semana para a Data FIFA, com jogos das seleções mundo afora. Assim, América e Athletico-PR terão pouco mais de uma semana de preparação até os próximos compromissos.

    O Coelho volta a campo no dia 22 de junho, quando visita o Grêmio em Porto Alegre pela 11ª rodada do Brasileirão. No dia 21, o Furacão vai a São Paulo enfrentar o Tricolor Paulista.

    A 12ª rodada já começa poucos dias depois. No dia 24 de junho, o Athletico-PR recebe o Corinthians na Arena da Baixada, enquanto o América recebe o Internacional em Belo Horizonte. Essa partida já será realizada no estádio Independência.

    Retorno do Coelho ao Mineirão

    O América volta a jogar no estádio Mineirão após pouco mais de dois meses. No dia 9 de abril, o Coelho esteve no Gigante da Pampulha para o segundo jogo da decisão do Campeonato Mineiro, na qual perdeu para o Atlético por 2 a 0 e terminou o estadual com o vice-campeonato.

    Antes do jogo com o Athletico-PR, o Coelho tinha sido mandante no Mineirão pela última vez há seis anos. Na 35ª rodada da Série A de 2016, a equipe americana recebeu o Flamengo no Gigante da Pampulha e perdeu por 1 a 0. O resultado confirmou o rebaixamento para a segunda divisão nacional naquela temporada.

    Estreia da nova camisa branca do América

    O América divulgou oficialmente a nova camisa branca para a temporada 2023 nessa sexta-feira (9) e já estreou o fardamento neste domingo. Mesmo sendo mandante, o Coelho pode ter optado pelo uniforme reserva não só pelo lançamento recente, mas pelo horário do jogo.

    Como o Sol cobre todo o campo em jogos às 11h, a camisa branca reflete a luz e reduz o calor dos jogadores.

    Gramado é o grande adversário de Coelho e Furacão

    O principal adversário para América e Athletico-PR não foi, necessariamente, a outra equipe. Durante os 90 minutos, diversos lances tiveram desfecho diferente do esperado por conta das condições do gramado no estádio Mineirão.

    As quatro bandeirinhas de escanteio praticamente não tinham grama para as cobranças. Próximo aos bancos de reserva, foi possível ver muita grama queimada e com falhas, o que fez com que os movimentos da bola fossem imprevisíveis.

    Athletico-PR aproveita erros do América e larga na frente

    A partida começou com algum equilíbrio e boas chances de gol, como vem sendo recorrente nos jogos do América. Entretanto, o Coelho acabou penalizado por uma falha de marcação logo aos 8 minutos.

    Após cobrança de escanteio no ataque, o América não conseguiu segurar a bola e cedeu o contra-ataque. Fernando avançou desde a defesa até o ataque pela esquerda e cruzou na cabeça de Vitor Roque. O jovem atacante deu um toque por cima de Pasinato e abriu o marcador.

    Mesmo atrás no placar, a equipe americana tentou criar, mas pecou muito no meio-campo e na articulação de jogadas. Quando conseguiu atacar, o Coelho parou em boas intervenções do goleiro Bento. Do outro lado, Pasinato praticamente não tocou na bola até o intervalo.

    Coelho volta “apagado” e sofre outro gol

    Se o técnico Vagner Mancini planejou novidades para a segunda etapa, o Furacão foi eficiente para evitar qualquer reação. Logo aos 2 minutos, mais um cruzamento levou ao segundo gol paranaense.

    A bola foi alçada pela direita e encontrou Christian livre após avanço pelo corredor na esquerda. Ele teve tempo, escolheu o canto e cabeceou firme para ampliar o marcador.

    VAR recoloca o América no jogo

    Aos 27 minutos da etapa final, em jogada de ataque do América, a bola bateu no braço de Canobbio dentro da área. Com a ajuda do VAR, o árbitro marcou pênalti após quase três minutos de análise.

    Wellington Paulista teve a cobrança defendida por Bento, mas no rebote, o camisa 9 do Coelho descontou no placar.

    Coelho se empolgou com o gol marcado e foi em busca do empate. Após pressionar, o América achou o gol que precisava aos 50 do segundo tempo.

    Após cruzamento pela direita, Danilo Avelar subiu mais alto que a defesa adversário e cabeceou para o fundo das redes.

    América 2×2 Athletico-PR

    América: Mateus Pasinato; Marcinho, Maidana, Wanderson, Danilo Avelar; Lucas Kal (Rodriguinho), Juninho, Breno (Martinez); Felipe Azevedo (Rodrigo Varanda), Everaldo (Renato Marques) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.

    Athletico-PR: Bento, Madson, Zé Ivaldo, Thiago Heleno, Fernando; Erick, Hugo Moura, Alex Santana (Léo Cittadini), Christian (William), Canobbio (Cuello); Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra.

    Gols: Wellington Paulista (30 min 2ºT), Danilo Avelar (50min 2ºT) do América; Vitor Roque (8 min 1ºT); Christian (2 min 2ºT) do Athletico-PR.

    Cartões amarelos: Marcinho; Aloísio (América); Vitor Roque; Canobbio, Erick (Athletico-PR).

    Motivo: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

    Data e horário: 11 de junho de 2023, sábado, às 11h (de Brasília).

    Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

    Árbitro: João Vitor Gobi (SP).

    Assistentes: Bruno Pires (Fifa/GO) e Evandro de Melo Lima (SP).

    Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (Fifa/SP).

    Tópicos