Liberty se recupera em segundo jogo e empata as finais da WNBA contra o Lynx
O terceiro jogo acontece na quarta-feira (16), às 21h (horário de Brasília), em Minnesota
O New York Liberty se recuperou de uma derrota impressionante no Jogo 1 das finais da WNBA, segurando uma reação tardia do Minnesota Lynx para vencer por 80 a 66 e empatar a série em 1 a 1 no domingo (13).
Como foi a partida
Buscando o primeiro título da franquia, a Liberty, primeira colocada, foi liderada pela duas vezes MVP Breanna Stewart, com 21 pontos, oito rebotes, cinco assistências e um recorde de sete roubos de bola em um único jogo nas finais da WNBA, enquanto a atacante Betnijah Laney-Hamilton acrescentou 20 pontos, o recorde da temporada.
Sabrina Ionescu, que teve dificuldades em campo no Jogo 1, começou bem no domingo, marcando 12 pontos em 5 de 7 arremessos para levar o Liberty a uma liderança de 31-21 após o primeiro quarto. Ela terminou com 15 pontos, cinco assistências, quatro rebotes e dois roubos de bola.
O Lynx continuou a lutar no segundo tempo, com a atacante Alanna Smith dando início a uma recuperação no terceiro quarto, que cortou o déficit para quatro pontos. Mas Stewart marcou quatro pontos e conseguiu um bloqueio enorme para fechar o terceiro para ajudar o Liberty a segurar a investida de Minnesota.
O Lynx entrou no quarto período buscando o protagonismo no final do jogo, liderado pela heroína do Jogo 1, Courtney Williams, e pela jogadora defensiva do ano da WNBA de 2024, Napheesa Collier, reduzindo a vantagem para 66-64 com 5:36 restantes no jogo.
No entanto, Nova York acabou com as esperanças de recuperação de Minnesota, encerrando o jogo com uma sequência de 14 a 2 para garantir a vitória diante de um público recorde de 18.040 pessoas no Barclays Center.
“Quer dizer, eu mal podia esperar para voltar aqui no domingo e mudar um pouco a narrativa”, disse Stewart à transmissão da ABC após o jogo. “Não estamos em pânico. Apenas continuamos a jogar juntos, jogar duro. Sabemos de muitas coisas que aconteceram hoje, aconteceram no último jogo, mas continuamos a ser resilientes e jogamos com isso”.
Primeiro jogo
O Lynx surpreendeu o Liberty no Jogo 1 após se recuperar de 15 pontos atrás com cinco minutos restantes na disputa. A jogada de quatro pontos da estrela do Lynx, Courtney Williams, com 5,5 segundos restantes, deu ao Lynx sua primeira liderança em um jogo em que eles estavam perdendo por até 18 pontos.
Quando o relógio expirou no Jogo 1, Stewart sofreu falta sob a cesta, concedendo dois lances livres ao Liberty. No entanto, ela acertaria o primeiro e perderia o segundo, forçando a prorrogação.
Collier liderou o caminho para o Lynx com 16 pontos, o recorde da equipe, enquanto Williams acrescentou 15 pontos, oito assistências e seis rebotes na derrota.
O terceiro jogo da série melhor de cinco está marcado para quarta-feira (16), às 21h (de Brasília), quando a série será transferida para o Target Center em Minneapolis, onde o Lynx continuará sua busca pelo quinto campeonato da WNBA, quebrando um recorde.