Chauncey Billups e Vince Carter entre os indicados ao Hall da Fama
Celebração ocorreu no último domingo (13)
Chauncey Billups e Vince Carter estavam entre os consagrados no Hall da Fama do Basquete Naismith Memorial em Springfield, Massachusetts, na noite de domingo.
Billups e Carter encabeçaram uma classe de 2024 que contou com 13 indicados, sete que entraram para o Hall da Fama como jogadores. Tanto Billups quanto Carter eram membros desse grupo, que também incluía Michael Cooper, Walter Davis, Seimone Augustus, Dick Barnett e Michele Timms.
Bo Ryan, Charles Smith e Harley Redin se juntaram à turma de 2024 como treinadores, enquanto Doug Collins, Herb Simon e Jerry West foram selecionados como colaboradores.
West, que morreu em junho aos 86 anos, já havia entrado para o Hall da Fama como jogador e atleta olímpico. Ele é o primeiro a ser introduzido três vezes em Springfield.
Billups, 48, passou 17 temporadas na NBA, atuando em 1.043 jogos (937 como titular) pelo Detroit Pistons, Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Boston Celtics, Los Angeles Clippers, Toronto Raptors e New York Knicks.
Cinco vezes All-Star, três vezes All-NBA e MVP das Finais de 2004, Billups ostentou médias de carreira de 15,2 pontos, 2,9 rebotes e 5,4 assistências. Atualmente, ele é técnico do Portland Trail Blazers, função que ocupa desde a campanha de 2021-22.
No domingo, Billups passou bastante tempo reconhecendo seu tempo em Detroit, onde passou oito temporadas.
“Foi em Detroit que me tornei um campeão da NBA. E foi em Detroit que me tornei o ‘Mr. Big Shot’. Foi em Detroit que finalmente me tornei um All-Star”, disse Billups. “Foi em Detroit que me tornei conhecido como um vencedor, que é tudo o que eu sempre quis.
Carter, de 47 anos, jogou por oito times em suas 22 temporadas na NBA, com médias de 16,7 pontos, 4,3 rebotes e 3,1 assistências em 1.541 jogos (982 como titular). Ele foi nomeado Novato do Ano no final da temporada 1998-99 enquanto estava com os Raptors e ganhou oito seleções All-Star.
“Adivinhem só, de agora em diante, eles não vão dizer apenas seu primeiro e último nome sem dizer Hall of Famer”, disse Carter aos seus colegas.