Bill Walton, bicampeão e lenda da NBA, morre de câncer aos 71 anos
Histórico jogador foi campeão em 1977, pelo Portland Trail Balzers, e em 1986, pelo Boston Celtics
O ex-pivô Bill Walton morreu de câncer nesta segunda-feira (27). A notícia foi confirmada pela NBA por meio das redes sociais. O ex-jogador foi bicampeão da liga por dois clubes diferentes: em 1977, pelo Portland Trail Balzers, e em 1986, pelo Boston Celtics. Walton era comentarista esportivo em algumas transmissões da liga norte-americana.
“Um jogador do Hall da Fama, ele redefiniu a posição de pivô. A habilidade única fez dele uma força dominante na faculdade e o levou aos prêmios de melhor jogador da Liga e das finais, dois títulos de NBA, além de um lugar nos times de 50 e 75 anos [da liga]”, disse Adam Silver, comissário da NBA.
Walton jogou basquete universitário em Los Angeles, na Universidade de UCLA e foi o melhor atleta universitário por três anos (1972-1974). O bom rendimento fez com que Walton fosse selecionado como primeira escolha no Draft de 1974, pelo Portland Trail Blazers.
O jogador foi eleito melhor atleta da Liga em 1978 e melhor jogador das finais em 1977. Walton foi eleito para o Hall da Fama em 1993 e teve a camisa de número 32 aposentada pela UCLA.