Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Suposta manipulação de pneus agita bastidores da Stock Car; entenda

    Duas equipes teriam realizado procedimento para alterar composição dos pneus para obter vantagem

    Leonardo Parrelada Itatiaia

    A Stock Car está em compasso de espera pela resolução de um suposto caso de manipulação. Duas equipes do grid (TMG e Crown Racing) são acusadas de manipulação de pneus para um melhor rendimento na etapa disputada em setembro no Velopark, no Rio Grande do Sul.

    A denúncia foi publicada pelo site Grande Prêmio e confirmada pela Itatiaia.

    O processo conhecido como “regalvanização” é uma alteração química nos pneus para ter melhor aderência na pista. Assim, as equipes teriam pneus melhores para obter melhores resultados na pista.

    A Hankook, fornecedora única de pneus da categoria, investiga o caso. A empresa sul-coreana enviou pneus suspeitos para a central esportiva no país asiático.

    Prazo para definição

    Segundo a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a reposta da Hankook é esperada até 24 de outubro. Isso porque a próxima etapa da Stock Car será disputada em 25 e 26 de outubro, no Uruguai.

    A Vicar, empresa promotora da Stock Car, afirma que espera o laudo da Hankook para se posicionar de maneira oficial. Segundo apurou a reportagem, a empresa sul-coreana ainda está no processo de investigação para determinar se houve ou não alteração dos compostos.

    Ainda não é possível afirmar quais serão as consequências em caso de confirmação das suspeitas. TMG e Crown podem “perder pontos da etapa, sofrer multas e perder benefícios”, de acordo com Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.

    Ações tomadas antes da resposta oficial

    Julianelli afirmou que terá uma alteração na dinâmica das disputas. Para o GP do Uruguai, haverá o “Parque Fechado”, ou seja, os pneus ficarão num lugar de acesso controlado.

    “O que adotamos para mitigar eventuais alterações e tratamento dos pneus foi criar um Parque Fechado de pneu em que o organizador fica com os pneus montados nas rodas antes das atividades, vão à pista com esses compostos e, quando termina, são obrigados a devolver para o Parque Fechado, que fica em ambiente controlado tanto de temperatura quanto de acesso de pessoas”, declarou Julianelli ao Grande Prêmio.

    Classificação

    Felipe Massa, da TMG Racing, lidera o campeonato com 696 pontos. Felipe Baptista, da Crown Racing, é o segundo colocado com 684 pontos. A assessoria dos dois pilotos foi procurada pela Itatiaia, no entanto, assim como a Stock Car e a CBA, vão esperar o laudo para se posicionar.

    O Top-10 da categoria ainda tem Bruno Baptista (661 pontos, Team RC), Gabriel Casagrande (656 pontos, A.Mattheis Vogel), Ricardo Zonta (653 pontos, RCM Motorsport), Julio Campos (637 pontos, Pole Motorsport), Dudu Barrichello (621 pontos, Mobil Ale Full Time), Daniel Serra (560 pontos, Eurofarma RC), Rafael Suzuku (543 pontos, TMG Racing) e Enzo Elias (539 pontos, TMG Racing).

    Tópicos