Por que Verstappen deve ser tricampeão da Fórmula 1 antes mesmo da corrida de domingo
Piloto holandês lidera a temporada com 400 pontos e precisa de três no Catar para o título
O holandês Max Verstappen tem tudo para ser tricampeão mundial de Fórmula 1 antes mesmo da corrida principal do Grande Prêmio do Catar, no domingo (8). Se correr como planejado, ele garante o título já na véspera.
É que, no atual panorama do campeonato, o piloto da Red Bull precisa de apenas três pontos para conquistar o terceiro título consecutivo — Verstappen lidera com 400 pontos, 177 a mais que o vice, Sergio Pérez, seu companheiro de equipe.
Verstappen igualaria Senna
E o GP do Catar é uma das seis etapas deste ano que conta com corrida sprint, que ocorre aos sábados e, a partir desta temporada, conta pontos extras diretamente na classificação do Mundial — antes, os sprints valiam posições para a corrida principal.
Com isso, se Verstappen ficar em sexto lugar no sprint deste sábado, ele conquista os três pontos necessários para abrir os 146 de vantagem a Pérez e, assim, igualar Ayrton Senna em número de títulos mundiais.
Onde assistir ao sprint do GP do Catar de Fórmula 1
A corrida começa às 14h30 (de Brasília) deste sábado, e terá transmissão para o Brasil em diferentes modalidades.
- Streaming: F1TV
- TV fechada: BandSports
- TV aberta: Band
Como funciona a corrida sprint
As corridas sprint foram adotadas pela Fórmula 1 em 2021. Elas têm 100km, cerca de metade da corrida principal realizada no domingo, e dura em média 30 minutos.
O vencedor soma oito pontos, o segundo leva sete, o terceiro soma seis e aí por diante.
Em 2021 e 2022, a temporada teve três corridas sprint. Neste ano, vão ser seis: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e Brasil.