Morre Frank Williams, fundador de uma das maiores escuderias da F1
Ele morreu na Inglaterra; equipe Williams é uma das mais importantes na história da Fórmula 1
Frank Williams, fundador, diretor e ex-chefe da equipe Williams Racing de Fórmula 1, morreu aos 79 anos neste domingo (28), informou a equipe, fundada em 1977.
“É com grande tristeza que em nome da família Williams, a equipe pode confirmar a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos de idade”, informou a nota da equipe.
Ele fundou a Williams nos anos 1970 e se manteve no comando até 2012, quando deixou o conselho do time, devido a problemas de saúde. No mesmo ano, a equipe passou a ser administrada por sua filha Clarie Williams.
It is with great sadness that on behalf of the Williams family, the team can confirm the death of Sir Frank Williams CBE, Founder and Former Team Principal of Williams Racing, at the age of 79.
— Williams Racing (@WilliamsRacing) November 28, 2021
Williams na Fórmula 1
A escuderia estreou na F1 em 1975 e disputou até a presente data 781 corridas. Ao longo de sua história, a equipe colecionou sete títulos de piloto com: Alan Jones, 1980; Keke Rosberg, 1982; Nelson Piquet, 1987; Nigel Mándelo,1992, Alain Prost 93; Damon Hill, 1996 e Jacques Villeneuve 97.
Com nove títulos de equipes, a Williams só perde para a Ferrari neste quesito. Sua última vitória foi o GP da Espanha de 2012, vencido por Pastor Maldonado. Ao todo a equipe tem 114 vitórias, ficando atrás somente da Ferrari, McLaren e Mercedes.
Em 2020, após problemas financeiros por falta de resultados e aliado à pandemia, Claire Williams, filha de Frank e CEO da equipe, vendeu 100% do time à Dorielton Capital, empresa de investimentos norte-americana.
Nesta temporada a Williams está em 8° no Mundial, com 23 pontos e seus pilotos são George Russell e Nicholas Latifi.
Além de Piquet, outros pilotos brasileiros já guiaram pela equipe, entre eles Ayrton Senna, que morreu em 1994 após um acidente com um carro da equipe, Rubens Barrichello e Felipe Massa, que se aposentaram correndo pelo time em 2011 e 2017, respectivamente.
Confira o comunicado publicado pela Williams:
“A equipe de corridas Williams está verdadeiramente entristecida com a morte de nosso fundador Sir Frank Williams. Sir Frank era uma lenda e ícone de nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi um verdadeiro pioneiro. Apesar de considerável adversidade em sua vida, ele conduziu nossa equipe a 16 campeonatos mundiais, fazendo de nós uma das equipes de mais sucesso na história do esporte. Seus valores, incluindo integridade, equipe e independência determinação, permanecem o essencial ethos de nossa equipe e são seu legado, como está o nome da família Williams sob o qual corremos orgulhosos. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil”.
Homenagens dos pilotos
Os dois atuais pilotos da escuderia, George Russell e Nicholas Latifi também lamentaram a morte de Sir Frank nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram