Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Em volta “poderosa”, Verstappen conquista a pole no GP do Japão de Fórmula 1

    Holandês foi o mais rápido nas três sessões de treinos livres em Suzuka

    Max Verstappen foi o único piloto a rodar em 1 minuto e 28 segundos e disse que foi um fim de semana incrível até agora
    Max Verstappen foi o único piloto a rodar em 1 minuto e 28 segundos e disse que foi um fim de semana incrível até agora Reprodução / Twitter F1

    Alan Baldwinda Reuters

    O líder da Fórmula 1, Max Verstappen, dissipou todas as dúvidas sobre o domínio duradouro da Red Bull neste sábado (23) com uma “poderosa” pole no Japão, à frente de Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren.

    O piloto de 25 anos foi o mais rápido nas três sessões de treinos livres em Suzuka e guardou o melhor para a qualificação, finalizando a volta em minuto em 1 minuto e 28,877 segundos.

    O estreante australiano Piastri juntou-se a ele na primeira linha, mas ficou a 0,581 do tempo do holandês.

    Verstappen, cujo recorde de 10 vitórias consecutivas terminou em Cingapura, no último fim de semana, quando ficou em quinto, foi o único piloto a rodar em 1 minuto e 28 segundos e disse que foi um fim de semana incrível até agora.

    “É claro que tivemos um fim de semana ruim em Cingapura, mas já senti pela preparação que tivemos que esta seria uma boa pista”, citou.

    “Você nunca sabe o quão bom vai ser, mas desde a primeira volta tem sido muito, muito bom… estar na pole aqui é fantástico”, prosseguiu.

    O chefe da Red Bull, Christian Horner, cuja equipe deve garantir o título de construtores neste domingo (24), pelo segundo ano consecutivo, mesmo que Verstappen tenha que esperar pelo seu terceiro título de piloto, ficou maravilhado com o que viu.

    “O que testemunhamos hoje é algo muito especial”, declarou Horner à Sky Sports.

    “Aquele primeiro setor foi absolutamente poderoso. Aquela primeira volta parecia boa o suficiente para dar conta do recado, mas depois ele foi mais rápido novamente. Todas as suas voltas foram impressionantes hoje… foi um desempenho absolutamente alucinante”, finalizou.

    McLaren atualizada

    Piastri disse que poderia ter feito um trabalho melhor na última curva, mas foi um bom fim de semana com uma McLaren atualizada.

    “É a primeira vez que começo na primeira fila há algum tempo, vai ser legal”, explicou o jovem de 22 anos, que ficou de fora na temporada passada como reserva da Alpine depois de conquistar o título da Fórmula 2, em 2021.

    “Há apenas um carro à frente para tentar ultrapassar, então vou tentar fazer isso acontecer”.

    Charles Leclerc, da Ferrari, se classificou em quarto lugar, com o mexicano Sergio Perez, o rival mais próximo de Verstappen pelo título e companheiro de equipe, mas com 151 pontos de diferença, em quinto, com 0,773 segundos atrás.

    Carlos Sainz, o vencedor em Cingapura, ficou na sexta colocação pela Ferrari, à frente de Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes.

    Yuki Tsunoda encantou seus torcedores com o nono lugar no grid para AlphaTauri e Fernando Alonso, da Aston Martin, completou o top 10.

    Leclerc foi o mais rápido no Q2, à frente de Verstappen que usava pneus macios usados ​​e decidiu que apenas uma volta rápida era suficiente.

    O novato norte-americano Logan Sargeant bateu sua Williams no Q1, trazendo bandeiras vermelhas a nove minutos do fim.

    Foi a segunda vez em quatro corridas que o jovem de 22 anos, ainda sem marcar pontos e com o futuro incerto, caiu na qualificação.

    O assento de Sargeant é agora o único no grid de largada ainda potencialmente disponível para 2024, depois que AlphaTauri confirmou para o próximo ano Tsunoda e o australiano Daniel Ricciardo.

    O neozelandês Liam Lawson, que substitui o lesionado Ricciardo, ficou em 11º.

    Veja também: Red Bull supera recorde da McLaren de Senna na F1 com vitória na Hungria