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    “Conquistei tudo o queria na Fórmula 1”, diz Max Verstappen à CNN

    Bicampeão mundial, o piloto holandês não se vê nas pistas até os 40 anos: "Quero fazer coisas diferentes na vida"

    Glen LevyCarolyn Mannoda CNN

    Quando se trata de Fórmula 1, um esporte onde o perigo existe literalmente a cada curva – não é à toa que a Netflix intitulou sua série “Pilotar para sobreviver” – o bicampeão mundial Max Verstappen não parece ter medo.

    O piloto da Red Bull de 25 anos não mede esforços dentro ou fora da pista, frequentemente levando seu carro ao limite, e já entrou em conflito com outros pilotos, mesmo dentro de sua própria equipe.

    Mas o holandês tem uma espécie de criptonita, admitindo para Carolyn Manno, da CNN, no lançamento da temporada da Red Bull em Nova York na semana passada que não é fã de aranhas e cobras.

    Com exceção de seus colegas pregando uma peça em Verstappen, como colocar uma cobra no cockpit, é difícil ver o imperturbável holandês não estar na pole position para garantir o terceiro título consecutivo nesta temporada.

    “Queremos continuar a vencer”

    A temporada de 2021 marcou seu surgimento como uma superestrela no esporte.

    É verdade que houve a controvérsia em torno de sua garantia do campeonato de 2021, cortesia do reinício da última volta no final da temporada em Abu Dhabi, depois que seu grande rival Lewis Hamilton parecia ter certeza de conquistar o oitavo título mundial recorde, mas a campanha de 2022 foi praticamente uma procissão.

    Verstappen defendeu sua coroa em grande estilo, vencendo um recorde de 15 corridas ao longo do caminho, conquistando o título em outubro, tornando-se apenas o quarto piloto a garantir o campeonato mundial com quatro ou mais corridas restantes.

    Verstappen não costuma pontificar sobre suas conquistas – “queremos continuar vencendo, então qualquer coisa menos que isso, é claro, é uma decepção”, ele aponta em Nova York.

    Ele também desvia qualquer conversa sobre qualquer rivalidade com Hamilton – “não é algo que necessariamente me alimenta” – ou seu próprio companheiro de equipe Sergio Pérez, dizendo que “somos profissionais o suficiente para superar essas coisas”, uma referência ao holandês ignorando as ordens da equipe para permitir que o mexicano de 33 anos passasse na última volta no Brasil no ano passado.

    Verstappen está mais disposto a se abrir sobre o relacionamento com duas grandes influências em sua vida: seu pai, Jos, e o fundador e proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz, que morreu no ano passado na véspera do Grande Prêmio de Austin, aos 78 anos.

    A morte de Mateschitz impactou claramente Verstappen, que diz que “para nós, Austin foi um fim de semana muito difícil, com o falecimento de Dietrich, basicamente o homem que criou tudo para nós. A única coisa que podíamos fazer naquele fim de semana era, claro, tentar vencer a corrida, o que felizmente conseguimos”.

    “E então vencemos o [Campeonato de Construtores], logo há muitas emoções passando por sua mente e, em geral, pela equipe durante todo o fim de semana.”

    Mentalidade vencedora

    Seu pai, Jos, ele próprio um ex-piloto de F1, treinou seu filho a tal ponto que ele disse “Max era meu projeto de vida” e “fiz mais pela carreira de Max do que por minha própria carreira” – para não falar de ser uma razão intrínseca por que seu filho se tornou o competidor mais jovem do esporte com apenas 17 anos de idade pela Toro Rosso, em 2015.

    O mais jovem estreante da F1 se tornou também o mais jovem vencedor de uma corrida no ano seguinte, em sua estreia na Red Bull.

    A abordagem do pai de Verstappen não passou despercebida pela estrela da Red Bull, que admite que seu desejo de vencer vem de seu pai.

    “Acho que é apenas, em geral, a mentalidade que temos na família”, observa ele. “Como eu cresci quando criança e passando tanto tempo com meu pai indo para todas as pistas. Então, acho que muitas dessas coisas sempre têm a ver com a forma como você é criado.”

    Pai e filho terão três oportunidades para discutir e dissecar a próxima temporada em solo americano, enquanto a F1 continua a fazer incursões em um mercado lotado.

    Isso é em grande parte impulsionado pela popularidade de “Pilotar para sobreviver”, que Verstappen evitou na temporada passada devido a preocupações sobre como ele estava sendo retratado – ele desde então inverteu sua posição e fará parte da quinta temporada, que estreia neste mês.

    Verstappen reconhece que o esporte vive seu momento nos Estados Unidos.

    “Estamos crescendo, os EUA são um país muito grande”, explica. “E acho que é um mercado muito importante para toda a F1 e estou muito animado, é claro, por correr em três pistas diferentes.”

    A estreia do Grande Prêmio de Las Vegas em novembro trará ainda mais brilho e glamour ao circuito, juntando-se a Miami e Austin entre as 23 corridas do calendário de 2023.

    Quando questionado sobre o que mais lhe interessa em Vegas, Verstappen diz que “é mais sobre a loucura que traz – como se todo mundo quisesse ir para lá. Todo mundo está esperando muito. E, do meu lado, só espero que seja um fim de semana emocionante.”

    E ainda, apesar dos títulos consecutivos, tornando-se o primeiro campeão mundial da Holanda no processo e conquistando 35 vitórias em Grandes Prêmios em seus oito anos no esporte – o suficiente para o sexto lugar na lista de todos os tempos, com a marca lendária de 41 vitórias de Ayrton Senna prestes a ser superada este ano – Verstappen não tem certeza de que vai ficar na F1.

    Ele aponta que não se vê dirigindo até os 40 anos.

    Quando pressionado em seu raciocínio, Verstappen explica que “o problema é que estamos viajando tanto, a questão é: ‘Vale a pena passar tanto tempo longe da família e dos amigos perseguindo mais sucesso?”.

    “E quero dizer, já alcancei tudo o que queria na Fórmula 1. Mas sei que tenho contrato até 2028. Vou fazer 31 anos. Ainda sou muito jovem, mas como disse, também quero fazer coisas diferentes na vida.”

    Não importa o que assusta Verstappen, talvez a única coisa que seus colegas pilotos tenham a temer é o medo de que o campeão mundial mude de ideia sobre encerrar o dia mais cedo ou mais tarde.

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