Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio têm maiores torcidas fora do eixo Rio-São Paulo

    Força regional dos clubes é o principal motivo

    CNN Brasil e Itatiaia

    Com as cinco maiores torcidas do Brasil concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, Atlético, Cruzeiro e Grêmio aparecem na pesquisa O Maior Raio-x do Torcedor, Quaest/CNN/Itatiaia, como os clubes com as maiores massas de torcedores fora do chamado Eixo.

    No levantamento, os três clubes aparecem com 4% cada na preferência entre aqueles que se declararam amantes do futebol no Brasil.

    Esse empate acontece pelo crescimento gremista em relação ao levantamento do ano passado, quando o tricolor gaúcho apareceu com 3% da preferência nacional, contra 5% da dupla mineira.

    Dentro da margem de erro, os três clubes dividem a sexta colocação, tendo o maior rival gremista, o Internacional, e o Santos, na cola, com 3% cada.

    Ranking das maiores torcidas do Brasil de acordo com pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest
    Ranking das maiores torcidas do Brasil de acordo com pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest / Arte CNN

    Força regional

    A condição de maiores torcidas fora do chamado Eixo Rio-São Paulo, alcançada por atleticanos, cruzeirenses e gremistas, é fruto da grande força regional que os três clubes demonstram.

    O Cruzeiro tem 98% da sua torcida concentrada no Sudeste, mesma marca do Grêmio na Região Sul. O número do Atlético-MG é de 97% na região Sudeste. Os três clubes são aqueles que carregam o maior percentual de torcedores dentro das suas próprias regiões na lista das dez torcidas mais numerosas do Brasil.

    A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades. Dos entrevistados, 714 são jovens de 7 a 15 anos.

    A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas