Flamengo e Corinthians seguem com as maiores torcidas do Brasil
Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que esses clubes dividem 61% da torcida com Palmeiras e São Paulo
Mais de 60% dos brasileiros que se declaram amantes de futebol torcem para um dos quatro clubes que formam o G-4 das maiores torcidas do país. Isso é o que aponta O Maior Raio-X do Torcedor de 2024, pesquisa feita em parceria por Quaest/CNN/Itatiaia.
No levantamento, que teve 6.373 entrevistas entre 27 de abril e 1º de maio, 25% dos torcedores afirmaram ter o Flamengo como time do coração. O rubro-negro carioca é seguido pelos paulistas Corinthians (17%), Palmeiras (10%) e São Paulo (9%).
Somados, os quatro clubes de maior torcida do Brasil somam 61% da preferência, o que mostra que quase dois em cada três torcedores brasileiros são flamenguistas, corintianos, palmeirenses ou são-paulinos. Esses quatro clubes mantêm a mesma posição do Raio-X do Torcedor.
Em abril de 2023, o Flamengo foi apontado como clube do coração por 24% dos torcedores, passando este ano para 25%. O número de torcedores do Corinthians teve uma queda de um ponto percentual, passando de 18% para 17%.
O maior rival corintiano, o Palmeiras, subiu de 9% para 10%, e o São Paulo com 9% em 2023, manteve a mesma porcentagem em 2024.
Todos esses movimentos foram dentro da margem de erro das pesquisas de 2023 e 2024, que é 1,4 ponto percentual, para mais ou para menos.
Força histórica
Extremamente vencedores, esses quatro clubes têm as respectivas galerias de troféus como aliadas na formação de suas legiões de torcedores por todo o país, como mostra O Maior Raio-X do Torcedor.
Dos dez mundiais de clubes que o futebol brasileiro tem, seis foram conquistados por eles, com o São Paulo levantando a taça três vezes, o Corinthians duas, e o Flamengo, uma.
Na Copa Libertadores, esses quatro clubes somam dez das 23 conquistas brasileiras, com flamenguistas, são-paulinos e palmeirenses sendo tricampeões, e os corintianos tendo um título.
No Campeonato Brasileiro, a força desse G-4 que lidera o ranking de torcidas no país é impressionante. Considerando-se todas as unificações promovidas pela CBF, são 67 campeões possíveis da Primeira Divisão.
E eles ganharam 32 taças, isso sem incluir a Copa União vencida pelo Flamengo em 1987. O maior campeão brasileiro é o Palmeiras, com 12 taças, seguido por Flamengo e Corinthians, com sete, cada, e o São Paulo, que é hexacampeão.
Desde 1937, quando o Atlético-MG venceu o Torneio dos Campeões, equiparado ao Brasileirão pela CBF em 2023, são 17 os clubes vencedores do torneio. Palmeiras, Flamengo, Corinthians e São Paulo concentram 48% dos títulos nacionais, com os outros 13 campeões tendo ficado com 52% das taças.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”7903573″ title_galeria=”Pesquisa CNN Brasil/Itatiaia/Quaest: As maiores torcidas do Brasil”/]
Metodologia da pesquisa
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades. Dos entrevistados, 714 são crianças de 7 a 15 anos.
A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.