Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alpinistas do Nepal chegam ao topo do K2 no inverno pela 1ª vez na história

    Da Reuters

    Escaladores do Nepal se tornaram, neste sábado (16), os primeiros montanhistas a completar com sucesso uma tentativa de inverno no cume do K2, o segundo pico mais alto do mundo.

    O grupo de sherpas parou em um ponto a 70 metros do pico de 8.611 metros (28.251 pés) para esperar um pelo outro antes de entrarem juntos nos livros de história do mundo às 16h56.

    O grupo é formado por Nirmal Purja, Gelje Sherpa, Mingma David Sherpa, Mingma G, Sona Sherpa, Mingma Tenzi Sherpa, Pem Chhiri Sherpa, Dawa Temba Sherpa, Kili Pemba Sherpa e Dawa Tenjing Sherpa.

    O sucesso foi prejudicado pela morte na montanha do renomado alpinista espanhol Sergio Mingote, que caiu em uma fenda enquanto tentava descer até o acampamento-base, disse à Reuters Karrar Haidri, secretário do Clube Alpino do Paquistão. 

    Cerca de 49 alpinistas de várias equipes estão no K2 tentando chegar ao cume, se o tempo permitir.

    “Consternado com a notícia do acidente que acabou com a vida de um magnífico atleta”, escreveu o ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, no Twitter, descrevendo Mingote como “um amigo pessoal”.

    Mingote, de 49 anos, escalou sete montanhas com mais de 8 mil metros sem oxigênio suplementar em menos de dois anos.

    Escalado pela primeira vez em 1954 pelo italiano Achille Compagnoni, o K2 é famoso por suas encostas adormecidas e ventos fortes, e no inverno sua superfície se torna gelo liso.

    Das 367 pessoas que completaram sua escalada em 2018, 86 morreram. Os militares paquistaneses são regularmente chamados para resgatar alpinistas usando helicópteros, mas o clima geralmente torna isso difícil.

    A altitude anterior mais alta alcançada no K2 no inverno foi de 7.750 metros por Denis Urubko e Marcin Kaczkan, definida há quase duas décadas.

    A pandemia do novo coronavírus significou que as restrições às viagens impactaram severamente a temporada tradicional de montanhismo de verão na cordilheira de Karakoram e no Paquistão em particular, que abriga cinco dos 14 picos mundiais com mais de 8 mil metros.

    Tópicos