Adversário do Palmeiras, Deportivo Pereira sofreu um dos gols favoritos de Maradona
Depois do gol feito contra a Inglaterra, em 1986, argentino tinha como favorito um que marcou contra os colombianos
Desconhecido dos fãs de futebol brasileiros, o colombiano Deportivo Pereira, adversário do Palmeiras nesta quarta-feira (23), pelas quartas de final da Copa Libertadores, já foi vítima de um dos gols favoritos de Diego Armando Maradona, marcado quando o astro ainda defendia o Argentinos Juniors.
O gol em questão foi anotado em 19 de fevereiro de 1980. O Argentinos havia ido à Colômbia para disputar um quadrangular amistoso contra clubes do país. Além do Deportivo Pereira, América de Cali e Deportivo Cali também participaram do torneio.
Maradona já era àquela altura uma figura conhecida no mundo depois de conquistar, com a seleção argentina sub-20, o Mundial da categoria em 1979, no Japão. Exatamente por isso, o Argentinos aproveitou a febre ao redor do camisa 10 para excursionar e faturar alguns milhares de dólares no exterior, como no quadrangular disputado na Colômbia no início de 1980.
Contra o Deportivo Pereira, Diego marcou três gols no empate em 4 a 4. O terceiro, aos 25 minutos da etapa final, seria uma prévia do golaço que Maradona faria seis anos depois, diante da Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo.
A revista argentina El Gráfico registrou, com uma sequência de fotos, o lance todo.
Comecei no meio do campo. Me davam voadoras, teve de tudo. E eu ia desviando, enquanto eles ficavam deitados no chão. Na última foto, quando eu empurro para o gol depois de driblar o goleiro, dá para ver todos eles caídos
Maradona ao programa 'Sin Cassette', da TyC Sports, em 2005
Na mesma entrevista, o argentino afirma que jogou aquele amistoso contra o Deportivo Pereira lesionado. “Contra o América de Cali, tinham pisado no meu dedão e ele ficou preto.”
O gol marcado na Colômbia não era conhecido do público argentino até 2013, quando Gustavo Sanint, narrador da rádio Caracol e jornalista do canal colombiano Win Sports, acionou um colega que tinha uma fita com imagens da partida e ajudou a difundir o golaço marcado por Maradona, que hoje pode ser visto no YouTube.
Quando o ídolo argentino morreu, em novembro de 2020, o Deportivo Pereira publicou uma homenagem em sua conta oficial no Twitter e recordou o lance.
“Em um duelo disputado entre o Deportivo Pereira e o Argentinos Juniors, Diego Armando Maradona marcou o melhor gol de sua carreira futebolística”, postou o clube.
https://twitter.com/DeporPereiraFC/status/1331724624061730818
Em 2019, o jornalista Alejandro Aguirre publicou o livro “O melhor gol de Maradona não foi contra os ingleses”, no qual reconta a jogada com testemunhos de narradores e personagens que foram testemunhas oculares de um dos gols favoritos de Diego.
No mesmo ano, em uma de suas últimas entrevistas para canais de TV, o astro argentino foi perguntado sobre seu gol favorito depois do marcado em 1986, contra a Inglaterra, e não titubeou: “Foi o gol contra o Deportivo Pereira, em que eu deixei todos para trás.”