5 curiosidades sobre a estreia de Messi pelo Barcelona, que completa 20 anos
Argentino fez seu primeiro jogo como profissional pelo clube em 16 de novembro de 2003, contra o Porto
Há 20 anos, em um 16 de novembro como esta quinta-feira, Lionel Messi fazia sua estreia com a camisa do time principal do Barcelona. Foi em um amistoso do Barça contra o Porto, em Portugal.
O duelo no Estádio do Dragão, que terminou com vitória dos portugueses por 2 a 0, marcou o início de uma era no clube catalão. Messi se tornaria o maior jogador da história do Barcelona, com 711 gols, quatro títulos da Champions League e dez ligas espanholas, entre outras conquistas.
Confira 5 curiosidades da estreia de Lionel Messi pelo Barcelona.
1) Messi usou a camisa 14
Foi com a camisa 10 que Lionel Messi se consagrou tanto no Barcelona quanto na Seleção Argentina. Mas sua primeira partida profissional com o Barça aconteceu com a camisa 14.
O argentino, que começou o amistoso contra o Porto no banco de reservas, substituiu o zagueiro Fernando Navarro, aos 29 minutos do segundo tempo.
2) Inauguração do estádio
A partida que marcou a estreia de Messi pelo clube catalão marcou também a inauguração do Estádio do Dragão, que no ano seguinte sediaria jogos da Eurocopa, disputada em Portugal.
Inclusive, o estádio recebeu o confronto entre a equipe lusitana e a Grécia, estreia de ambos na fase de grupos, com vitória dos gregos por 2 a 1. Na final, as duas seleções se reencontrariam, com novo triunfo da Grécia por 1 a 0 e a conquista do título europeu.
3) Patrocínio da Nike
Uma das curiosidades do primeiro jogo de Lionel Messi como profissional do Barcelona era o patrocínio do argentino na época. No início de carreira, o jogador era patrocinado pela Nike, fornecedora de material esportivo do Barça.
Em sua primeira conquista, o Mundial sub-20 de 2005 com a Seleção Argentina, Messi ainda usava chuteiras da empresa norte-americana.
Contudo, em 2006, o futuro astro assinou contrato com a Adidas, acordo que o transformaria no maior nome da marca no esporte.
4) Jogou ao lado de um futuro treinador seu
No time titular que enfrentou o Porto naquele 16 de novembro de 2003, um dos companheiros de Messi seria técnico do argentino no próprio Barcelona anos depois.
Luis Enrique, então meia-atacante do Barça, já tinha 33 anos e estava no fim de carreira. O espanhol se tornou treinador e, em 2014, chegou ao clube da Catalunha para assumir a equipe. Logo em sua primeira temporada no comando, com um ataque formado por Messi, Suárez e Neymar, conquistou o título da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.
5) Na estreia de Messi, gol brasileiro
O Porto saiu vitorioso do amistoso que marcou a inauguração do Estádio do Dragão. Na vitória por 2 a 0 do time treinado por José Mourinho, os gols foram do brasileiro Derlei e do português Hugo Almeida.
Revelado pelo América-RN e com passagens por Guarani, Madureira e Vitória, Derlei teve sucesso no Porto. Com o clube, conquistou uma Copa Uefa, uma Champions League, um Mundial de Clubes e duas edições do Campeonato Português.