Tóquio registra 3.300 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (30)
Apesar de número não representar novo recorde na capital japonesa, casos continuam em alta e preocupam o governo; infecções ligadas às Olimpíadas sobem para 225
Após três dias consecutivos de recordes de infecções pelo novo coronavírus, a capital do Japão, Tóquio, registrou 3.300 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (30), número pouco abaixo da marca anterior.
Apesar de não ter acontecido um salto recorde de casos na capital, os casos continuam em alta, causando preocupação para o Japão e seu governo central, pois as Olimpíadas de 2020 estão em andamento.
O governo japonês planeja estender o estado de emergência da Covid-19 a quatro prefeituras, incluindo três ao redor de Tóquio, de acordo com a emissora pública NHK.
Essas quatro prefeituras – Chiba, Saitama, Kanagawa e Osaka – estão atualmente sob medidas menos restritivas e quase emergenciais, de acordo com a NHK. Tóquio e Okinawa já estão sob estado de emergência.
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse que governo lida com a situação com “um forte senso de urgência”, e convocou uma reunião de especialistas para esta sexta-feira para discutir o estado de emergência.
De acordo com os organizadores, foram registrados pelo menos 225 casos de Covid-19 no país ligados aos Jogos.
(Texto traduzido; leia o original em inglês)