Stroll surpreende e conquista pole position no GP da Turquia; Hamilton é sexto
Este resultado encerrou uma sequência de 14 provas com um carro da Mercedes largando em primeiro lugar
O canadense Lance Stroll conseguiu neste sábado (14) uma surpreendente pole position, sua primeira na Fórmula 1, em um treino classificatório sob chuva para o Grande Prêmio da Turquia.
Este resultado encerrou uma sequência de 14 provas com um carro da Mercedes largando em primeiro lugar. A última vez que isso ocorreu foi em Abu Dhabi, etapa final da temporada 2019.
Leia também:
Maradona deixa hospital após cirurgia no cérebro
Organização da Tóquio 2020 quer evitar quarentena para atletas e funcionários
Enquanto o piloto de 22 anos da Racing Point comemorou efusivamente pelo rádio, o hexacampeão mundial Lewis Hamilton se classificou para largar apenas em sexto lugar na corrida que deve coroá-lo campeão mundial pela sétima vez, igualando o recorde de Michael Schumacher.
Seu companheiro de Mercedes e único concorrente restante, Valtteri Bottas, largará em nono lugar e precisa anotar oito pontos a mais que Hamilton para manter chances matemáticas de título, a três corridas do fim da temporada depois de domingo.
Stroll, cujo pai bilionário Lawrence é dono da equipe com sede em Silverstone, correspondeu quando mais importava, com a Racing Point calculando perfeitamente a mudança de pneus de chuva para intermediários.
Max Verstappen, da Red Bull, formará a primeira fila ao lado de Stroll, uma decepção para o holandês, que liderou todos os treinos antes da classificação.
O mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, foi o terceiro colocado, após ter assumido a pole provisória com pneus intermediários antes da volta voadora de Stroll, com Alexander Albon, da Red Bull, em quarto.
O australiano Daniel Ricciardo, da Renault, ficou em quinto lugar, à frente de Hamilton, que detém o recorde de 97 poles na Fórmula 1, mas sofreu para encontrar aderência.