Pelé recebe homenagens em todo o mundo
Jogadores de diversos países, presidentes e ex-presidentes e celebridades prestam reverência ao brasileiro mais conhecido da história
- 1 de 16
Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações (MG), em 1940. Pelé inciou a carreira no Bauru Atlético Clube, em 1953 • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 2 de 16
Pelé chega ao Santos em 1956, com 16 anos. Em 1957, já se torna o mais jovem artilheiro do campeonato paulista, com 17 gols • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 3 de 16
É convocado para a seleção brasileira em 1958 e já se torna campeão da Copa do Mundo, sendo o melhor jogador jovem da edição • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 4 de 16
Pelo Santos, venceu seus quatro maiores títulos por clubes: a Copa Libertadores de 1961 e 1962 e a Copa Intercontinental dos respectivos anos • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 5 de 16
Em 1962, conquista o bicampeonato da Copa do Mundo • DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 6 de 16
A Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, ao lado do Príncipe Phillip, se encontram com Pelé, em 1968, durante visita à capital paulista, em passagem pelo Brasil • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 7 de 16
Em 1969, Pelé é carregado nos ombros e ovacionado pela torcida no Maracanã ao chegar a seu 1000º gol • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 8 de 16
Em 1970, Pelé se torna tricampeão da Copa do Mundo e se consagra como melhor jogador da edição • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 9 de 16
Pelé acena para o público ao deixar o campo em sua despedida da Seleção Brasileira em São Paulo em 1971 • DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 10 de 16
Vestido de beca, Pelé participa da solenidade de sua formatura na Faculdade de Educação Física de Santos, em 1974 • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 11 de 16
Pelé se concentra para partida, no vestiário do Santos, no mês em que abandonou o futebol brasileiro em 1974 • DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 12 de 16
Pelé, ao lado do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, durante sua posse como ministro dos Esportes, em 1995 • JOSÉ PAULO LACERDA/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 13 de 16
Em 2004, foi lançado seu filme, "Pelé Eterno" • SERGIO DUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO
- 14 de 16
Pelé comemora posando com as medalhas, com o reconhecimento de seus 6 títulos de campeão brasileiro, que ganhou como jogador do Santos Futebol Clube • PAULO VITOR/ESTADÃO CONTEÚDO
- 15 de 16
Pelé em entrevista pelo aniversário de 50 anos de seu milésimo gol, em 2019 • WERTHER SANTANA/ESTADAO CONTEUDO
-
- 16 de 16
Pelé ergue a Taça Jules Rimet em 21 de junho de 1970, no Estádio Azteca (Cidade do México). A vitória de 4 a 1 sobre a Itália deu ao Brasil a posse definitiva do troféu • ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
O mundo rendeu homenagens a Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, morto nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.
Presidentes das maiores potências mundiais, ex-presidentes, jogadores, atletas e clubes de diversos países e celebridades globais lembraram de Pelé, até hoje é o brasileiro mais conhecido da história.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, escreveu: “para um esporte que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé de origens humildes a lenda do futebol é uma história do que é possível.”
For a sport that brings the world together like no other, Pelé’s rise from humble beginnings to soccer legend is a story of what is possible.
Today, Jill and I’s thoughts are with his family and all those who loved him. pic.twitter.com/EkDDkqQgLo
— President Biden (@POTUS) December 29, 2022
Emmanuel Macron, presidente da França, citou: “O Jogo. O Rei. A Eternidade.”
Le Jeu. Le Roi. L’Éternité.
O Jogo. O Rei. A Eternidade. pic.twitter.com/ZjeaF7zIGx— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 29, 2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil, declarou: “eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.”
“Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona… Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”, finalizou Lula.
Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YQs3K119t9
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
Jair Bolsonaro (PL), atual presidente do Brasil, disse: “com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia.”
– Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria.
– Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia. pic.twitter.com/AVlw5IDUHX
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) December 29, 2022
Alberto Fernández, presidente da Argentina postou que “um dos melhores jogadores de futebol da história nos deixou”. “Sempre nos lembraremos daqueles anos em que Pelé deslumbrou o mundo com suas habilidades. Um grande abraço a sua família e ao povo brasileiro que o levará no coração.”
Nos ha dejado uno de los mejores futbolistas de la historia. Recordaremos siempre aquellos años en donde Pelé deslumbró al mundo con sus habilidades.
Un gran abrazo a su familia y al pueblo de Brasil que lo llevará en el corazón ⚽️ pic.twitter.com/HoaskgnaJC
— Alberto Fernández (@alferdez) December 29, 2022
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, afirmou: “quando criança, assisti Pelé na copa do mundo de futebol em uma tela em preto e branco. Meu pai me disse que eu era o melhor jogador de futebol do mundo. Hoje acho que meu pai tinha razão. Uma mensagem de solidariedade à sua família e a todos os brasileiros que tanto o amavam.”
Siendo niño miré en pantalla en blanco y negro a Pelé en el mundial de futbol. Mi papá me dijo que era el mejor jugador de fútbol del mundo. Hoy creo qie me padre tenía razón.
Un mensaje solidario a su familia y a todo el pueblo del Brasil que tanto lo amó.
QEPD
— Gustavo Petro (@petrogustavo) December 29, 2022
Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, expressou: “Que descanse em paz Pelé, o grande jogador e humilde professor que certamente influenciou jogadores”.
Que en paz descanse Pelé, el gran futbolista y humilde maestro que seguramente influyó con su ejemplo a jugadores como Ronaldinho, quien sostuvo en febrero de 2021: pic.twitter.com/otAMdfERWX
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) December 29, 2022
Clique aqui para ver toda a repercussão da morte de Pelé entre políticos.
Jogadores e ex-jogadores
Jogadores e ex-jogadores também se despediram de Pelé. O atacante Neymar, do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, afirmou que o Rei do Futebol transformou o esporte em arte e em entretenimento.
“Antes de Pelé, ’10’ era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte”, afirmou Neymar.
“Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!”, continuou.
Ver essa foto no Instagram
Lionel Messi, melhor jogador da Copa do Mundo de 2022, pediu que o jogador descansasse em paz.
Ver essa foto no Instagram
Para Ronaldo Fenômeno, o legado de Pelé, o melhor jogador de todos os tempos, em suas palavras, transcende gerações.
“Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável. Aonde Pelé chegou, ficou. Sem nunca ter saído do topo, ele nos deixa hoje. O rei do futebol — um só. O maior de todos os tempos”.
“O mundo de luto. A tristeza da despedida misturada ao orgulho imenso da história escrita. Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você. Obrigado, Pelé. Descanse em paz”.
Ver essa foto no Instagram
Cristiano Ronaldo, craque português, desejou seus profundos sentimentos a todo Brasil e para a família do Rei do Futebol.
“Um mero ‘adeus’ ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre.”
“O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé.”
Ver essa foto no Instagram
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, divulgou uma mensagem na qual destacou os feitos do ex-jogador, que “fez coisas que nenhum outro jogador sequer sonharia”.
“Ele foi o único jogador a ter vencido a Copa do Mundo em três oportunidades, e sua habilidade e imaginação eram incomparáveis. Pelé fez coisas que nenhum outro jogador sequer sonharia, como o famoso drible na semifinal da Copa do Mundo de 1970, que ficou conhecido como o Pelé run-around. Ou o gol que ele marcou na final da Copa do Mundo de 1958 aos 17 anos, quando passou a bola por cima de um zagueiro e chutou de voleio para a rede”.
“For everyone who loves the beautiful game, this is the day we never wanted to come. The day we lost Pelé.”
FIFA President Gianni Infantino pays tribute to Pelé:
— FIFA (@FIFAcom) December 29, 2022
Veja a repercussão completa de Pelé entre jogadores e clubes.
Mundo artístico
O rapper Mano Brown utilizou suas redes sociais para fazer uma homenagem ao ex-jogador. Ele relembrou a importância de Pelé em sua vida.
“Tenho na minha memória distante, uma camisa 10 da seleção que eu sempre usava, no ano de 1974 e gritos de gol de Pelé por todo lado! Não tínhamos televisão, tenho no meu arquivo das poucas coisas que eu lembro com 4 anos de idade! Cresci santista sem apoio, lembro do cara preto de roupa toda branca, era familiar nos quintais que eu morava antes de ir pro colégio interno, lá todo mundo tinha seu time, o meu era esse, para vida toda! Eterno súdito do Rei Pelé! Rei para sempre.”
Ver essa foto no Instagram
A cantora Anitta também publicou mensagem de condolência: “Descanse em paz Rei Pelé.”
O cantor Caetano Veloso destacou um “dia triste para o Brasil”. “Pelé nos deixou hoje. Em seu livro, escreveu sobre a canção “Love Love Love”, que fiz inspirado nas palavras dele.”
Dia triste para o Brasil. Pelé nos deixou hoje. Em seu livro, escreveu sobre a canção “Love Love Love”, que fiz inspirado nas palavras dele:
“Fiz um discurso em campo e finalizei pronunciando estas palavras em inglês:
– Love! Love! Love! pic.twitter.com/QaHsJwRx4A
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) December 29, 2022
O astro norte-americano Will Smith também homenageou Pelé.
Ver essa foto no Instagram
O também rapper Emicida foi outro que usou a internet para manifestar seu pesar.
Descanse em paz Rei Pelé. pic.twitter.com/j6p6RfJfjX
— emicida (@emicida) December 29, 2022
O ator norte-americano Sylvester Stallone prestou homenagens: “PELÉ O GRANDE! Descanse em paz! Este era um bom homem.”
Ver essa foto no Instagram
Mauricio de Souza, que já homenageou Pelé em quadrinhos da Turma da Mônica, enalteceu o ex-jogador.
Pelé, nosso Pelé! Toda vez que uma criança brincar com uma bola lembraremos dele. O amigo, o grande atleta, a personalidade brasileira que amamos está vivo em nossos corações. pic.twitter.com/dCo5MHF4Eq
— Mauricio de Sousa (@mauriciodesousa) December 29, 2022
O ator e humorista Fabio Porchat destacou o papel de Pelé na história do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
O cantor Djavan ressaltou que “todo fã de futebol também é fã de Pelé”.
Ver essa foto no Instagram
Galvão Bueno: “Meu amigo Édson se foi!! Pelé não!! Pelé é eterno!!”
Ver essa foto no Instagram
Homenagens no coração de Nova York
O espaço abriga uma unidade da Pelé Soccer Store, loja de itens relacionados a futebol que conta com painéis dedicados ao craque.
A movimentação costuma ser intensa sempre –afinal, estamos falando da Times Square, por onde passam 360 mil pessoas por dia. Mas, na noite desta quinta-feira (29), o vaivém se tornou ainda maior, com visitantes que entravam parar tirar fotos com os murais em homenagem ao rei.
Um deles, o maior, retrata momentos e objetos marcantes para a trajetória de Pelé, como a taça Jules Rimet, junto a símbolos de Nova York, como o táxi amarelo.
Imprensa internacional
Diversos veículos de imprensa de todo mundo destacaram a morte do Rei do Futebol.
A CNN destacou que a lenda do futebol brasileiro venceu três Copas do Mundo “e se tornou o primeiro ícone global do esporte”.
O argentino Clarín foi pelo mesmo caminho: “Morre Pelé, a primeira grande estrela do futebol mundial”, dizia a manchete principal. Do mesmo país, o Diário Olé postou: “Dor mundial: Morre Pelé”.
O francês Le Monde escreveu: “A morte do rei do Pelé, lenda do futebol mundial”. O espanhol Marca também: “Morre Pelé: “O Rei do futebol”.
O inglês The Guardian: Vencedor da Copa do Mundo pelo Brasil e lenda do futebol morre aos 82 anos.
O canadense The Globe and Mail: “Brasileiro Pelé, primeiro grande jogador de futebol da história, morre aos 82 anos”.
- 1 de 7
A CNN destacou que a lenda do futebol brasileiro venceu três Copas do Mundo “e se tornou o primeiro ícone global do esporte” • Divulgação
- 2 de 7
Marca: “Morre Pelé: “O Rei do futebol”. • Divulgação
- 3 de 7
The Guardian: "Vencedor da Copa do Mundo pelo Brasil e lenda do futebol morre aos 82 anos" • Divulgação
-
- 4 de 7
The Globe and Mail: “Brasileiro Pelé, primeiro grande jogador de futebol da história, morre aos 82 anos” • Divulgação
- 5 de 7
Diário Olé: “Dor mundial: Morre Pelé”. • Divulgação
- 6 de 7
Clarín: “Morre Pelé, a primeira grande estrela do futebol mundial” • Divulgação
-
- 7 de 7
Le Monde: “A morte do rei do Pelé, lenda do futebol mundial” • Divulgação
Velório e enterro
O velório de Pelé será realizado na próxima segunda-feira (2), no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo. O início da cerimônia está previsto para as 10h (de Brasília).
O corpo será transportado do Hospital Israelita Albert Einstein direto para o estádio na madrugada de segunda. Quando chegar ao local, o caixão será posicionado no centro do gramado.
As pessoas que desejarem se despedir do ex-jogador poderão entrar na Vila Belmiro pelos portões 2 e 3. A saída será efetuada pelos portões 7 e 8. As autoridades terão acesso pelo portão 10.
O enterro será encerrado às 10h da terça-feira (3). Posteriormente, acontecerá um cortejo pelas ruas da cidade, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste.
O sepultamento será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, sendo reservado para a família.
Luto
O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial no país por três dias em homenagem ao ex-jogador.
A homenagem é representada por meio da bandeira nacional, que ficará a meio mastro durante três dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do
Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”, cita a medida.