Palmeiras bate Grêmio e é tetracampeão da Copa do Brasil
Esta é a quarta vez que o Palmeiras vence a Copa do Brasil; as conquistas anteriores haviam sido em 1998, 2012 e 2015
O Palmeiras venceu o Grêmio por 2 a 0 em partida disputada neste domingo (7) e garantiu o quarto título de Copa do Brasil da história do clube. O alviverde também venceu o jogo de ida em Porto Alegre.
Esta é a quarta vez que o Palmeiras vence a Copa do Brasil. As conquistas anteriores haviam sido em 1998, 2012 e 2015. Agora, o alviverde é o terceiro maior vencedor da competição, atrás apenas do Cruzeiro, com seis títulos, e do próprio Grêmio, com cinco.
O gol do Palmeiras neste domingo foi marcado por Wesley, aos sete minutos do segundo tempo, concluindo uma boa jogada iniciada ainda na defesa por Raphael Veiga. O segundo gol foi de Gabriel Menino, aos 39 minutos do segundo tempo.
O técnico Renato Gaúcho promoveu mudanças no time e o Grêmio ficou mais ofensivo. Abel Ferreira também fez trocas e acertou na substituição de Wesley por Gabriel Menino. O volante finalizou em um contra ataque e chutou por debaixo das pernas do goleiro. Fim de jogo. Palmeiras 2×0 contra o Grêmio.
A partida representa o encerramento tardio da temporada 2020 do futebol brasileiro, marcada pelos adiamentos decorrentes da pandemia da Covid-19. No mês passado, o Palmeiras, campeão também da Libertadores, disputou o Mundial de Clubes e foi eliminado de forma precoce, perdendo para o mexicano Tigres na semifinal.
Com a conquista do Palmeiras, estão definidos os times que se classificam direto para a fase de grupos da Libertadores e aqueles que precisarão disputar a Pré-Libertadores. Como o Palmeiras já tinha a vaga direta por ser o atual campeão, entra o quinto colocado da campeonato brasileiro, o Fluminense.
Com isso, se classificam direto para a fase de grupos: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Fluminense. O Grêmio e o Santos vão jogar a fase preliminar.
Jogo sem torcida
A partida foi no Allianz Parque, neste domingo. O entorno do estádio foi isolado e a torcida não pôde se aproximar para comemorar. A premiação do campeão é de R$54 milhões de reais.
Esta foi a primeira final da Copa do Brasil sem torcida. A competição começou em 1989. Havia um forte esquema de segurança com a Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana no entorno do Allianz Parque, na zona oeste de São Paulo.
Apenas moradores puderam acessar as ruas que foram isoladas por grades. O comércio da região ficou fechado por conta da restrição da fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia.