Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Olimpíadas: brasileiras vão à semi no tênis e ficam a uma vitória de medalha

    Depois de perderem primeiro set, Luisa Stefani e Laura Pigossi reagiram e conseguiram virar o jogo sobre norte-americanas no torneio de duplas

    Tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi avançaram à semifinal nas Olimpíadas
    Tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi avançaram à semifinal nas Olimpíadas Foto: Wander Roberto - 28.jul.2021/COB

    Fernando Gavini, do Olimpíada Todo Dia; Marcelo Tuvuca, colaboração para a CNN

    As brasileiras Luisa Stefani, 23, e Laura Pigossi, 26, avançaram à semifinal nas duplas na madrugada desta quarta-feira (28), com uma vitória por 2 sets a 1, de virada, sobre as norte-americanas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula. Elas precisam de uma vitória, em dois jogos, para conquistar a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis.

    Stefani e Pigossi superaram as cabeças-de-chave número 4 das Olimpíadas de 2020. Na semifinal, elas enfrentarão as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic; uma vitória deixa as brasileiras na luta pelo ouro e garante pelo menos a medalha pela prata. Em caso de derrota, Stefani e Pigossi ainda têm a chance de ganhar o bronze na disputa do terceiro lugar.

    A classificação iguala a melhor participação do Brasil no tênis em Olimpíadas, que pertence a Fernando Meligeni, quarto colocado no torneio masculino de simples em Atlanta-1996. Na ocasião, o brasileiro perdeu a semifinal para o espanhol Sergi Bruguera e a disputa do bronze para o indiano Leander Paes.

     “Não é qualquer medalha. Queremos o ouro”

    Na esteira da comemoração da vitória nas quartas, a brasileira Laura Pigossi afirmou respeitar as adversárias, mas disse que a dupla tem um claro objetivo: a medalha de ouro. 

    “A gente joga com alma e coração. Desde o começo, a gente vem falando que quer levar essa medalha para o Brasil. E não é qualquer medalha: a gente quer a de ouro”, disse. “Viemos com uma missão, e não importa contra quem a gente jogue. As meninas jogam muito bem, mas a gente acredita que podemos jogar de igual para igual com todas. O principal é continuar com a boa energia e acreditar que a gente pode levar essa medalha para casa.”

    “Estou tentando ainda comemorar um pouco, digerir… Foi um baita jogo”, acrescentou Luisa Stefani. “Não tem jogo fácil aqui. Todas essas meninas são campeãs, são ótimas simplistas e já ganharam medalha olímpica como a Mattek-Sands. É uma grande vitória, mas acho que o mais importante é a gente fazer o nosso, continuar competindo com todo o coração e fazendo em cada ponto o nosso melhor.”

    Stefani e Pigossi começaram atrás, mas viraram jogo contra dupla dos EUA
    Tênis: Luisa Stefani e Laura Pigossi começaram atrás, mas viraram jogo contra dupla dos EUA
    Foto: Wander Roberto – 28.jul.2021/COB

    De virada 

    Apesar da confiança das brasileiras, o jogo começou muito complicado para a dupla. Laura Pigossi e Luisa Stefani até conseguiram uma quebra contra as americanas, mas não confirmaram nenhum saque no primeiro set e perderam por 6/1. “Elas estavam jogando muito firme, devolvendo bem, colocaram pressão e a gente não estava se encontrando”, explica Luisa Stefani.

    Apesar do revés inicial, o saque das brasileiras começou a entrar e elas venceram o segundo set por 6/3. A vitória embalou Luisa Stefani e Laura Pigossi, que fizeram 3/0 logo de cara no match tie-break. A partir daí, as brasileiras souberam administrar a vantagem e controlar as adversárias até alcançar a vitória em 10/6 e garantir a histórica classificação para a semifinal.

    Após vitória, brasileira perde para Djokovic nas duplas mistas

    Poucas horas após a vitória sobre a dupla norte-americana, Luisa Stefani voltou às quadras, dessa vez em parceira com Marcelo Melo nas duplas mistas. E o adversário foi ninguém menos que o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, que jogou junto com a compatriota  Nina Stojanovic.

    Apesar da experiência de Melo e Stefani no torneio de duplas, a dupla sucumbiu diante dos sérvios, que dominaram o jogo e venceram por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).