Liga holandesa não terá título nesta temporada, diz associação
Campanha foi declarada encerrada quando o governo da Holanda prorrogou uma proibição de eventos públicos até 1º de setembro
Nenhum título da primeira divisão do futebol holandês será entregue nesta temporada, já que a pandemia de COVID-19 encerrou a campanha antecipadamente, disse a Associação de Futebol Holandesa (KNVB) depois de uma reunião com times e sindicatos que representam técnicos e jogadores nesta sexta-feira (24).
Mas Ajax Amsterdã e AZ Alkmaar, que lideravam a tabela empatados em pontos com nove rodadas por disputar, participarão da próxima Liga dos Campeões.
A campanha foi declarada encerrada na terça-feira, quando o governo da Holanda prorrogou uma proibição de eventos públicos até 1º de setembro na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus, que já causou mais de 4 mil mortes no país.
O Ajax liderava o campeonato com 56 pontos em 25 jogos, só à frente do AZ na diferença de gols, e os dois clubes preencherão as vagas classificatórias holandesas para a Liga dos Campeões 2020-21, a competição de clubes de elite da Europa.
“Nesta época, nestas circunstâncias, não é adequado falar em um campeonato, portanto só confirmamos a posição dos clube conforme as últimas rodadas”, disse a KNVB em um comunicado.
Sendo o primeiro colocado, o Ajax ocupará a vaga automática da Holanda na fase de grupos da Liga dos Campeões, e o AZ entrará na competição na fase preliminar.
O AZ, a grande surpresa desta temporada, atuou na competição de elite pela última vez em 2009-10, quando chegou à fase de grupos.
Também se decidiu que não haverá promoção nem rebaixamento após uma votação dos 38 times das primeira e segunda divisões.
Com Reuters