Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jogadora tcheca do vôlei de praia chora ao perder Olimpíadas devido à Covid-19

    Comitê Olímpico da República Tcheca é criticado por surgimento de casos da doença na delegação do país que está em Tóquio

    Por Ben Morse e Ivana Kottasova, da CNN

    As jogadoras tchecas de vôlei de praia Markéta Sluková-Nausch e Barbora Hermannova estão fora das Olimpíadas de Tóquio porque a primeira atleta testou positivo para Covid-19. Enquanto a dupla digere a exclusão, a delegação theca luta contra um problema crescente de Covid-19.

    O resultado positivo de Sluková-Nausch foi anunciado nesta quinta-feira (22). Ela se tornou a quinta integrante da equipe olímpica tcheca a ter teste positivo para Covid-19 em Tóquio. “Choramos e choramos de novo”, disse a jogadora.

    “Só espero que nenhum outro atleta nos siga, porque acho que algo assim é um pesadelo para qualquer atleta que chega tão longe, tão perto da competição olímpica”, acrescentou Sluková-Nausch.

    Ainda nesta quinta-feira, um sexto membro da equipe tcheca — o ciclista Michal Schlegel –também teve resultado positivo, de acordo com o Comitê Olímpico do país, que lançou uma investigação sobre a suposta violação das regras de contenção da Covid-19 em um voo fretado de Praga a Tóquio no final da semana passado.

    Simon Nausch, treinador e marido do Sluková-Nausch, também testou positivo na terça-feira. “Eu sei que muitas coisas muito piores estão acontecendo ao redor do mundo agora, mas, na verdade, em nosso próprio micromundo esportivo, o mundo em que vivemos e estamos vivendo agora, é extremamente triste para Bára [Barbora Hermannova] e eu que nossa viagem a Tóquio, a jornada que deveria ser um ápice, tinha que terminar assim “, disse Sluková-Nausc em um comunicado fornecido à CNN por seu representante.

    ‘Dói terrivelmente’

    Na sequência de um relatório do site de notícias online tcheco Seznam Zpravy, o Comitê Olímpico confirmou que o primeiro integrante da delegação tcheca com teste positivo para o vírus foi um dos médicos da equipe, Vlastimil Voracek.

    Depois de uma reportagem publicada na mídia tcheca afirmar que ele não havia sido vacinado contra a Covid-19, apesar de ser elegível, Voracek emitiu um comunicado no qual negava ter violado quaisquer regras.

    “Os organizadores estipularam suas regras para os atletas e seus acompanhantes. A vacinação era voluntária”, disse ele em comunicado citado pela agência de notícias oficial tcheca CTK.

    Voracek viajou de Praga para Tóquio em um voo fretado na semana passada. Cinco outros passageiros, incluindo quatro atletas tchecos, já testaram positivo para o vírus.

    O resultado da investigação do Comitê Olímpico Tcheco sobre a suposta violação das regras da Covid-19 no voo fretado será publicado dentro de 14 dias.

    Sluková-Nausch disse que descobriu que viajou em um voo com um indivíduo que testou positivo para Covid-19 logo após sua chegada a Tóquio.

    “Fiz o teste cerca de oito vezes nas últimas 24 horas, alguns resultados foram positivos, alguns foram ambíguos, alguns foram negativos, mas infelizmente, o veredicto final é que testei positivo e isso significa que não poderemos jogar no torneio”, acrescentou a jogadora de 33 anos.

    “Dói terrivelmente e ainda não processei toda esta situação e não sei como lidar com tudo isso.”

    ‘Absolutamente incompreensível’

    Filip Neusser, presidente da Agência Nacional de Esportes Tcheca, órgão governamental responsável pelo financiamento do esporte, criticou o Comitê Olímpico do país e disse que a investigação não deve ser conduzida pelo próprio órgão.

    De acordo com ele, o ministro da Saúde do país concordou que a apuração deve ser feita pelo centro de controle de doenças.

    David Trávnícek, chefe da Sport Invest Marketing, a agência que representa Nausch Sluková e outros atletas, disse que a situação é extremamente decepcionante e atribui a culpa ao Comitê Olímpico Tcheco.

    “Estou extremamente desapontado com a situação de toda a equipe, cujos cinco anos de esforço e trabalho árduo deram agora em nada. A forma como a infecção ocorreu é absolutamente incompreensível para mim”, acrescentou Trávnícek.

    (Texto traduzido. Leia o original em inglês aqui)

    Tópicos