Iker Casillas anuncia aposentadoria do futebol
Considerado amplamente um dos melhores goleiros de todos os tempos, ele fez sua estreia profissional ainda adolescente no Real Madrid
O goleiro espanhol Iker Casillas decidiu se aposentar dos campos de futebol. A decisão foi anunciada em sua conta no Twitter nesta terça-feira (4).
“O importante é o caminho que se percorre e as pessoas que te acompanham, não o destino a que se chega, porque com trabalho e esforço, ele vem sozinho e acredito que posso dizer, sem dúvidas, que foi o caminho e o destino sonhado. Obrigado”, escreveu o espanhol, com uma longa carta e uma foto dele em frente a um estádio vazio.
“Tenho certeza que não é um ponto final, a viagem não termina aqui”, disse ele. “Hoje deixo para trás três clubes que me viram crescer como goleiro, que em todos os momentos me colocaram no meu lugar e me obrigaram a manter os pés no chão, esses três clubes aos quais devo tanto, e dos quais com certeza sentirei falta”, continuou.
Assista e leia também:
Marcelo, lateral do Real Madrid, apoia movimento negro ao comemorar gol
Em tempos de pandemia, empresa desenha máscaras de Barcelona e Real Madrid
Único a treinar Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri morre aos 71 anos
“Iker Casilla é um dos grandes símbolos do Real Madrid. Estamos muito orgulhosos de um dos nossos eternos capitães. Capitão também da seleção espanhola. Hoje, Iker Casillas se despede como jogador profissional, tendo contribuído para engrandecer ainda mais o mito e a lenda do Real Madrid”, escreveu o presidente do clube espanhol, Florentino Pérez, no site oficial.
“Queremos transmitir nosso carinho, nossa admiração e nossa gratidão por tudo o que ele nos deu, tanto dentro quanto fora dos campos. E quero agradecer também à mulher dele, Sara, por todo o apoio que sempre deu a Iker Casillas. Para Sara, também, todo o nosso afeto e todo o nosso carinho”, disse Pérez.
Em maio de 2019, o goleiro espanhol sofreu um ataque cardíaco. Horas depois de sua hospitalização, Casillas publicou uma foto nas redes sociais confirmando que estava bem.
Considerado amplamente como um dos melhores goleiros de todos os tempos, Casillas fez sua estreia profissional ainda adolescente no Real Madrid. Jogou no clube por 25 anos – ao qual chegou aos 9 anos de idade –, deixando-o em 2015. Durante este tempo, ganhou três vezes a Liga dos Campeões da Uefa e cinco vezes a La Liga (Campeonato Espanhol).
Com a Espanha, ganhou a Copa do Mundo de 2010 e a Eurocopa de 2008 e 2012.
Casillas se mudou para Portugal em 2015 e entrou para o Porto, com o qual ganhou o título português.
(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em espanhol)