Funcionário do alto escalão japonês não descarta cancelamento de Olimpíada
O secretário-geral do Partido Liberal Democrata, Toshihiro Nikai, afirmou que é necessário 'julgar cada etapa' dos jogos e tomar decisões 'claras'
O secretário-geral do Partido Liberal Democrata do Japão, Toshihiro Nikai, não descartou a possibilidade de os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serem cancelados se o surto de Covid-19 no país piorar, de acordo com uma emissora japonesa.
O representante de imprensa do Tokyo Broadcast System, Chiharu Kaneko, compartilhou com a CNN a transcrição de uma entrevista com Nikai para o programa “Frontline”.
Quando questionado sobre as preocupações de que a Olimpíada poderia espalhar o vírus, Nikai respondeu: “Temos que fazer um julgamento em cada etapa. Se em algum momento acharmos que é impossível, devemos tomar uma decisão grande e clara naquele momento.”
Quando questionado se cancelar a Olimpíada era uma opção, Nikai disse: “Claro”. Mas ele também enfatizou que o país ainda está planejando seguir em frente com os Jogos que estão atrasados ??– que devem começar em 23 de julho – apesar da quarta onda em andamento.
“É importante para o Japão definir o clima para a Olimpíada com o apoio das pessoas. É uma grande oportunidade para o Japão e quero fazer com que seja um sucesso ”, disse. A CNN entrou em contato com os organizadores da Tóquio 2020, mas ainda não obteve resposta.
(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)