Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Flamengo supera Inter e vence Brasileirão pelo segundo ano consecutivo

    Rubro-negro não se deu bem contra o São Paulo no Morumbi, mas se beneficiou de empate do colorado no Beira-Rio

    Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

    O Campeonato Brasileiro de 2020 terminou nesta quinta-feira (25) depois de uma temporada das mais atribuladas: adiada pela pandemia, a competição teve inúmeros casos de Covid-19 entre os participantes e sofreu com um calendário confuso e questionamentos diversos sobre a arbitragem e o VAR.

    No final das contas, ganhou o campeonato o time que era o favorito um ano atrás: o Flamengo. De lá para cá, muita coisa mudou no rubro-negro, que perdeu o português Jorge Jesus para o Benfica e precisou reinventar o projeto que ganhou tudo em 2019.

    A sétima conquista do Flamengo veio com o gosto amargo da derrota em 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi. Tampouco o técnico Rogério Ceni, que assumiu após uma passagem desastrosa do espanhol Domenèc Torrent, levanta a taça nos braços da torcida, que por vezes divergiu das suas escolhas em campo.

    O Internacional, que chegou até a última rodada com chances de título, também não termina feliz o campeonato. O time surpreendeu com sequência de vitórias com o experiente técnico Abel Braga e viu perto como nunca a conquista da taça que encerraria um jejum de mais de 40 anos.

    Perdeu a liderança na penúltima rodada e só não a recuperou na última por incompetência própria, já que o Flamengo perdeu e o colorado dependia só de si para ser campeão, mas ficou no 0 a 0 com o Corinthians em casa.

    O São Paulo liderou boa parte do campeonato e acabou deixando o título escapar. Poderia ser pior se ficasse de fora da fase de grupos da Libertadores, o que a derradeira vitória impediu que ocorresse.

    Tabela do Brasileirão

    O Flamengo foi campeão brasileiro, com 71 pontos, apenas um a mais do que o Internacional. Além do rubro-negro, estão na fase de grupos da Libertadores: Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense e Palmeiras (campeão da edição deste ano).

    Na Libertadores, mas ainda sem vaga garantida na fase principal, estão Fluminense, Grêmio e Santos. Athlético-PR, Red Bull Bragantino, Corinthians, Ceará, Atlético-GO e o Bahia vão disputar a Copa Sul-Americana.

    Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo estão rebaixados e vão disputar a Série B na próxima temporada. Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá foram os quatro primeiros colocados na segunda divisão e vão substituí-los.

    1º – Flamengo – 71 pontos
    2º – Internacional – 70 pontos
    3º – Atlético-MG – 68 pontos
    4º – São Paulo – 66 pontos

    5º – Fluminense – 64 pontos
    6º – Grêmio – 59 pontos
    7º – Palmeiras – 58 pontos
    8º – Santos – 54 pontos

    9º – Athlético-PR – 53 pontos
    10º – Red Bull Bragantino – 53 pontos
    11º – Corinthians – 51 pontos
    12º – Ceará – 50 pontos
    13º – Atlético-GO – 50 pontos
    14º – Bahia – 44 pontos

    15º – Sport – 42 pontos
    16º – Fortaleza – 41 pontos

    17º – Vasco – 39 pontos
    18º – Goiás – 38 pontos
    19º – Coritiba – 31 pontos
    20º – Botafogo – 28 pontos