STJD vai julgar pedido do Flamengo para suspender Brasileirão por Copa América
Decisão foi agendada para quinta-feira (17); clube alega que será prejudicado devido à convocação de jogadores e pela possível interdição do Maracanã
O Clube de Regatas do Flamengo entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) pedindo a suspensão do Campeonato Brasileiro (veja tabela) durante a Copa América.
A palavra final será do plenário do STJD, que se reúne na próxima quinta-feira (17) para analisar o pleito do clube. Nesta sexta-feira (11), o presidente do tribunal, Otávio Noronha, negou a liminar, afirmando que a suspensão do campeonato “é uma medida gravosa e que pode gerar prejuízos ao campeonato”.
A CBF tem um prazo de dois dias para responder à ação do Flamengo.
O clube argumenta que o time está desfalcado devido às convocações de quatro jogadores. O lateral-direito Isla, da seleção chilena, o meio-campo Arrascaeta, da seleção do Uruguai, o atacante Gabriel Barbosa (Gabigol) e o meio-campo Éverton Ribeiro, ambos convocados para a Seleção Brasileira de futebol. A possibilidade de o Maracanã ser interditado também prejudicaria o clube, segundo o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches
“É injusto e não é equilibrado que tenhamos nove rodadas do brasileiro sem quatro de nossos jogadores, enquanto os outros times terão seus jogadores. O artigo primeiro diz que seja assegurado ao concorrente o equilíbrio, igualdade de oportunidades, isonomia e ética. Entendemos que tudo isso será ferido se o campeonato não for paralisado”, disse Dunshee.
A primeira partida da Copa América está marcada para o próximo domingo (13), às 18h, em jogo entre Brasil e Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o próximo jogo do Flamengo está marcado também para o próximo domingo, no Maracanã, às 16h.