Esportes radicais: conheça os 12 melhores e saiba onde praticar
Embora sejam esportes que envolvam certo grau risco, é possível adotar as práticas com medidas de segurança e aparelhos certificados; modalidades exigem bom preparo físico e mental, além de manter hábitos alimentares saudáveis
Os esportes radicais são as práticas desportivas que representam um grau elevado de risco físico que geram uma elevação da adrenalina, seja por conta da altura, velocidade ou outros fatores presentes nessas atividades.
Embora sejam esportes que envolvam certo grau risco, é possível adotar as práticas com medidas de segurança e aparelhos certificados.
Por essas características, praticar esportes radicais é a opção ideal para as pessoas mais aventureiras que gostam de sentir adrenalina durante a prática de exercícios físicos.
Mas para entrar para algum esporte radical, é importante ter um bom preparo físico e mental, além de manter hábitos alimentares saudáveis.
Existem várias opções de esportes radicais para escolher a que melhor combina com o seu perfil e colher os benefícios: Conheça a seguir:
Como os esportes radicais são divididos?
Os esportes radicais podem ser divididos em duas categorias: esportes de ação e esportes de aventura:
Esportes radicais de aventuras
Nessa modalidade, normalmente os esportes são praticados na natureza, seja na água, ar, neve ou gelo, e há uma exposição dos praticantes a situações mais arriscadas.
Para participar desses esportes radicais, é necessário ter um preparo prévio de treinos de força e resistência, como acontece no caso do montanhismo e alpinismo, por exemplo.
Esportes radicais de ação
Os esportes de ação incluem atividades de risco calculado e a busca por movimentos perfeitos. Eles podem ser praticados em ambientes controlados e artificiais, como é no caso do skate, bicicross, kitesurf e outros.
Os esportes radicais no Brasil
Os esportes radicais não são uma novidade para os brasileiros. Por conta da enorme diversidade natural do país, com diversas praias e cenários perfeitos para a prática de esportes de ação e de aventura, existem diversos lugares famosos pelas práticas nesse tipo de modalidade.
As cidades de Piracicaba e Boituva, em São Paulo, por exemplo, são famosas pela prática do balonismo.
Além do balonismo, a cidade de Boituva é considerada a capital do paraquedismo. Já a cidade de Brotas, também em São Paulo, é conhecida por outras categorias de esporte como arvorismo, rapel, escalada e rafting.
Várias regiões do país se destacam por modalidades diferentes de esportes, veja outros exemplos:
- Bonito (MS): a cidade é conhecida pela prática de rafting e mergulho;
- Jericoacoara (CE): a cidade é famosa pelo ecoturismo com destaque aos esportivos de kitesurf e windsurf;
- Blumenau (SC): é conhecida pela atividade de mountain bike;
- Ilha dos Lobos (RS), Imbituba (SC), Cacimba do Padre (PE): por conta das altas ondas, essas praias são ponto de encontro para surfistas;
- Pedra da Gávea (RJ): é um local conhecido pela prática de diversos esportes radicais, como o voo livre;
- Marília (SP): tem destaque para a prática de motocross.
Exemplos de esportes radicais para praticar
Listamos os principais exemplos de esportes radicais de aventura e ação para você conhecer:
Voo livre (parente e asa-delta)
Voo livre é um tipo de esporte radical realizado no ar que se divide em duas modalidades principais, o parapente e a asa-delta.
O diferencial da asa-delta é que nesse esporte a adrenalina é causada pela combinação de velocidade e também pela técnica de planar. Por isso, exige bastante técnica do piloto para ser uma prática segura.
O parapente é bastante semelhante ao paraquedismo, pois usa uma estrutura flexível para se manter suspenso no ar.
Esse esporte pode ser praticado para competição e também recreação.
Existem diversos lugares ao redor do mundo e no Brasil para fazer voo livre, alguns dos destinos mais famosos são a cidade de Boituva (SP), Rio de Janeiro (RJ), Governador Valadares (MG), Toledo (PR) e Quixadá (CE).
Bicicross/BMX
Bicicross ou BMX é uma das modalidades mais radicais de ciclismo, pois a disputa não envolve apenas quem chega primeiro, mas também quem consegue apresentar os saltos mais surpreendentes sobre os diversos obstáculos da pista.
De todas as modalidades do ciclismo, o BMX é o mais novo e o esporte se popularizou, porque é muito mais barato comprar uma bicicleta BMX do que praticar o motocross.
O esporte consiste em disputas em terra, com pistas irregulares e vários obstáculos (rampas, morros, curvas acentuadas, ondulações etc.) com cerca de 400 metros de extensão.
No bicicross, também existem as modalidades freestyle, que é focado na execução de manobras.
Motocross
O motocross, por sua vez, é muito parecido com o BMX, com a diferença de que os atletas estão pilotando uma bicicleta motorizada, ou seja, uma motocicleta.
Esse esporte consiste no uso de motocicletas adaptadas para serem pilotadas na terra para fazer corridas em terrenos irregulares e, assim como no bicicross, ter categorias freestyle, em que o foco são os saltos e manobras que o atleta consegue executar.
Balonismo
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente e visa proporcionar ao praticante a sensação de ficar mais próximo ao seu.
Esse esporte radical tem adeptos em todo mundo, mas a prática tem algumas implicações. Em primeiro lugar, o balão é considerado uma aeronave, assim como aviões, helicópteros e outros.
Por esse motivo, o balão deve ter uma matrícula (prefixo) registrada junto à ANAC e o piloto deve ter um licença (brevê) específico para a prática de balonismo.
Além disso, o balão deve obrigatoriamente possuir um certificado de autorização de voo e uma apólice de seguro aeronáutico.
Esse esporte vem se desenvolvendo no Brasil e no mundo, pois serve como uma poderosa ferramenta de marketing, atraindo anunciantes de todos os segmentos.
Alguns dos principais destinos no Brasil para praticar balonismo são Torres (RS), São Lourenço (MG), Boituva (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).
Surfe
O surfe é um dos esportes radicais mais populares no Brasil e no mundo. Quem deseja se aventurar nas ondas gigantes, há alguns destinos de destaque, como a praia de Ilha dos Lobos, no litoral do Rio Grande do Sul, no qual as ondas atingem mais de cinco metros.
Paraquedismo
O paraquedismo é um esporte radical no qual o atleta salta de um avião em queda livre, caindo em velocidades entre 200 e 300 quilômetros por hora e, em determinado momento, abre um paraquedas para diminuir a velocidade, possibilitando um pouso.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos que passe por um exame médico e que faça um curso teórico e prático em uma escola certificada pela Confederação Brasileira de Paraquedismo pode fazer saltos.
Rafting
O rafting é um esporte radical aquático em que o atleta (ou os atletas – o esporte pode ser praticado em grupo ou individualmente) navega um bote por corredeiras com o objetivo de desviar dos obstáculos naturais que aparecem ao longo do percurso e remar até o destino final.
A prática possui diferentes graus de dificuldade, acomodando tanto profissionais, que fazem trajetos mais perigosos, quanto iniciantes, como uma família ou amigos.
Alguns destinos famosos no Brasil para você praticar rafting são Jalapão (TO), Itacaré (BA), Nilo Peçanha (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Jaciara (MT), Brotas (SP), Juquitiba (SP), Paraty (RJ), Extrema (MG), Foz do Iguaçu (PR), Santo Amaro da Imperatriz (SC) e Três Coroas (RS).
Mountain biking
Mountain Bike, também conhecido por MTB, é um esporte radical de aventura parecido com o ciclismo, mas caracterizado pelos percursos em terrenos mais arriscados e incertos, como trilhas e montanhas.
Esse tipo de modalidade exige bastante resistência, força e adaptabilidade, além de exigir um modelo específico de bicicleta para a prática, que nesse caso é o mesmo modelo que dá nome ao esporte.
Existem vários destinos para quem deseja praticar ciclismo nas montanhas, como o Vale Europeu (SC), Trilha Borbolight (MG) e Praia da Pipa (RN).
Escalada
A escalada é uma opção de atividades verticais, como o montanhismo e rapel. Esse é um dos esportes radicais mais famosos, podendo ser praticado tanto para alcançar o topo de uma montanha ao ar livre como também em locais fechados, em blocos artificiais.
No Brasil, existem vários locais para quem deseja se desafiar a chegar até o topo de uma montanha, como a Serra do Cipó (MG), Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Furnas (MG), Pão de Açúcar (RJ), Chapada Diamantina (BA) e o Abismo das Anhumas de Bonito, (MS).
Trekking
O trekking é uma versão radical das caminhadas, ou seja, é um esporte para quem gosta de trilhas e travessias de longa distância que prometem aventura no meio do caminho.
Essa modalidade é um pouco mais abrangente para esportistas de diferentes níveis, pois é possível variar na duração e intensidade do trekking.
No Brasil, um destino clássico para travessias são os Lençóis Maranhenses, com uma caminhada de duração de três dias pernoitando.
Mergulho
O mergulho esportivo ou simplesmente mergulho é um esporte que consiste em submergir dentro da água e pode ou não ser auxiliado por um aparelho de respiração.
Ele pode ser realizado de maneira autônoma, livre ou dependente. Os historiadores dizem que o mergulho se iniciou na Grécia Antiga.
Nessa época, a atividade era praticada com o objetivo de recuperar objetos valiosos perdidos durante naufrágios e para oferecer apoio às companhias militares.
Hoje em dia, o mergulho é praticado tanto por atletas, quanto por pesquisadores e turistas. Para praticar, é preciso fazer um curso e conseguir a licença para utilizar os aparelhos de respiração.
No Brasil, os principais destinos turísticos para praticar mergulho são Ilha Grande (RJ), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Maragogi (AL) e Fernando de Noronha (PE).
Skate
O skate é um esporte radical que tem ganhado destaque no Brasil por conta de ter sido incluído como uma modalidade nos Jogos Olímpicos e também pelo desempenho de atletas brasileiros em competições internacionais, como é o caso da Rayssa Leal, a “Fadinha do skate”.
Esse esporte engloba diversas modalidades diferentes, como a mega rampa, mini-rampa, park, street, vertical, slalom, Downhill Slide, Downhill Speed e Freestyle.
No Brasil, os melhores destinos para quem quer surfar no asfalto são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).
Dúvidas frequentes
Agora veja algumas dúvidas frequentes sobre o assunto:
O que são esportes de aventura?
Esportes de aventuras são atividades consideradas “perigosas” e que levam o aventureiro a estar exposto a mais riscos em quesitos como velocidade, altura e outros.
Essas atividades exigem mais esforço físico e maior controle emocional, por isso normalmente precisam de autorizações e cursos de formação.
Onde são praticados os esportes radicais?
Isso não é uma regra, mas, na maioria das vezes, os esportes radicais são praticados na natureza. Mas é possível também praticar esportes radicais no meio urbano, utilizando-se de elementos encontrados nas cidades, como ruas, parques, praças etc.
O que são esportes de aventura na natureza?
Esportes de aventura na natureza são aquelas atividades praticadas fora do perímetro urbano e podem ou não envolver mais riscos, como velocidade, altura, condições das pistas, entre outros.
Acompanhe as principais notícias de esporte na CNN
Resumo
Existem várias modalidades de esportes radicais para quem deseja arriscar uma atividade nova, como os vistos: asa-delta, bicicross/BMX, motocross, balonismo, surfe, paraquedismo, rafting, mountain biking, escalada, trekking, mergulho, parapente e skate.
Além da adrenalina, os esportes radicais de aventura e ação também proporcionam diversos benefícios para a saúde física e mental dos praticantes. Em muitos, pode ser necessário treinos complementares de fortalecimento e resistência.
Com o acompanhamento correto e seguindo todos os cuidados, é possível se jogar em uma prática esportiva radical sem riscos.