Entenda por que ginastas mulheres competem com música no solo, mas homens não
Motivo da diferença remonta a quase um século, quando as ginastas competiram pela primeira vez nas Olimpíadas e as regras para seus eventos foram estabelecidas
Quando os ginastas olímpicos competirem nos exercícios individuais de solo nas Olimpíadas de Tóquio nesta segunda-feira (2), os telespectadores notarão uma diferença fundamental entre os eventos.
As mulheres vão pular, sacudir e rolar ao som de uma música gravada. O exercício dos homens será acompanhado de silêncio.
O motivo da diferença remonta a quase um século, quando as ginastas competiram pela primeira vez nas Olimpíadas e as regras para seus eventos foram estabelecidas. Especialistas em ginástica dizem que as expectativas para as atletas femininas eram diferentes naquela época.
Mas, embora as ginastas de hoje sejam mais poderosas e atléticas do que suas companheiras de meados dos anos 1900 — às vezes até fazendo coisas que os homens não podem fazer –, elementos da dança, coreografados com música, continuam sendo um componente obrigatório de seus exercícios de solo.
Em outras palavras, as mulheres devem executar suas rotinas de solo com música. Alguns dizem que é hora de acabar com essa regra.
A tradição
Tradicionalmente, esperava-se que a ginástica feminina destacasse a graça e a feminilidade. Os ginastas masculinos competiram nas Olimpíadas pela primeira vez em 1896, e a ginástica feminina estreou mais de três décadas depois, em 1928.
Quando as mulheres começaram a competir, o esporte foi adaptado para se adequar aos papéis de gênero pré-concebidos na época, dizem especialistas.
Naquela época, as rotinas de ginástica masculina deveriam destacar a força, enquanto as rotinas femininas enfatizavam a graça e a feminilidade, disse Georgia Cervin, uma ex-ginasta internacional e autora de “Graus de dificuldade: Como a ginástica feminina subiu à proeminência e caiu em desgraça”.
“Quando o esporte foi desenvolvido para as mulheres, elas adaptaram o esporte masculino para torná-lo ‘apropriado’ para as mulheres”, disse Cervin. “Esperava-se que as mulheres fizessem movimentos suaves, rítmicos, fluidos e graciosos que enfatizassem a beleza e a flexibilidade. É por isso que tocam música, e os homens não. Esperava-se que as rotinas masculinas de chão enfatizassem a força.
As ginastas também começaram a competir nas Olimpíadas em uma época em que os esportes competitivos eram vistos como masculinos.
‘Exercícios ruins’
Entre as décadas de 1910 e 1960, exercícios vigorosos eram considerados ruins para as mulheres e sua saúde reprodutiva, disse Jane Rogers, curadora do Museu Nacional de História Americana do Smithsonian.
“Até os médicos achavam que exercícios extenuantes eram ruins para as mulheres, já que as mulheres deveriam se tornar esposas e mães”, disse ela.
As rotinas de solo feminino são pontuadas em elementos artísticos e também atléticos
As regras que regem a ginástica afirmam que as rotinas femininas devem durar 90 segundos — 20 segundos a mais do que os homens — e apresentar música durante todo o tempo.
Com o passar dos anos, a música evoluiu. Na década de 1960, a regra era que apenas um instrumento pudesse ser usado, então as equipes trouxeram seu próprio pianista ao vivo, disse Cervin. Então, na década de 1980, as fitas cassete foram permitidas, o que expandiu os tipos de música que os ginastas podiam usar em suas rotinas de solo.
No entanto, uma regra não mudou: a música não pode incluir nenhuma palavra reconhecível. “Letras nunca foram permitidas, é por isso que não vemos ginastas dançando ao som de canções populares com muita frequência”, disse Cervin.
Os juízes atribuem pontos às ginastas por arte, musicalidade e coreografia, enquanto os homens são pontuados principalmente por suas habilidades acrobáticas — o que não os incentiva a adicionar elementos artísticos a suas rotinas, disse Jason Woodnick, vice-presidente do programa masculino de ginástica americana.
Tentativas
Como a pontuação está ligada à coreografia, as mulheres podem ter pontos deduzidos se terminarem sua rotina antes ou depois do fim da música. Houve tentativas de fazer os homens tocarem música, como a equipe soviética em 1978, mas elas nunca decolaram, disse Cervin.
“Para os homens, a música não é permitida em suas rotinas de solo”, disse Lindsey Ayotte, a treinadora-chefe de ginástica feminina da Universidade de New Hampshire. “Não há realmente necessidade disso, já que não há nenhum componente de dança. Suas rotinas são baseadas principalmente em saltos altos, força e potência. Não é uma opção para eles usarem música.”
Mark Williams, treinador-chefe de ginástica masculina da Universidade de Oklahoma, disse que acha que faz sentido que as mulheres tenham música como parte de suas rotinas de solo.
“Os eventos masculinos se concentram na parte superior do corpo da anatomia humana, enquanto as mulheres se concentram nas pernas e nas técnicas de corrida”, disse ele.
Novo perfil
Em 2021, algumas expectativas de longa data para as ginastas estão sendo desafiadas. Por exemplo, a equipe alemã de ginástica feminina em Tóquio rejeitou os collants em favor dos macacões em uma declaração contra a “sexualização” de atletas femininas.
Também há muito menos dança e arte agora na ginástica feminina de elite e muito mais potência e força, disse Ayotte, da Universidade de New Hampshire.
Ginastas hiperatléticas, como Simone Biles, da equipe dos Estados Unidos, estão expandindo limites e preenchendo lacunas com seus colegas do sexo masculino.
Biles tem quatro habilidades, ou movimentos característicos, com seu nome, incluindo uma torção tripla e salto duplo dobrado para trás — um salto deslumbrante que deve ser visto para acreditar.
Biles está fazendo coisas que nem mesmo os homens podem fazer, disse Williams, técnico da Universidade de Oklahoma.
“Simone está dando continuidade a uma jornada para as ginastas mulheres que realmente começou no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, quando elas começaram a dar mais cambalhotas para acompanhar a dança, rivalizando com a dos homens em termos de dificuldade”, disse Cervin. “Simone vai mais longe do que isso… E ela está fazendo isso enquanto também tem que gastar sua energia dançando e pulando e girando e sorrindo ao longo de sua rotina.”
Cervin disse que gostaria de ver as “expectativas de gênero” eliminadas na ginástica para tornar o esporte mais inclusivo. Dessa forma, os homens podem incluir música em suas rotinas se quiserem — e as mulheres podem optar por se apresentar em silêncio.
Até que isso aconteça, as ginastas continuarão pulando e abrindo caminho para o livro dos recordes. E elas vão fazer isso ao ritmo de música.
(Este texto foi traduzido do inglês; leia aqui o original)